segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Easter Eggs e a Teoria da Pixar - Analisando as contradições




Olá Pixar lovers, aqui vai mais um post envolvendo a curiosa Teoria da Pixar, criada pelo jornalista norte-americano Jon Negroni. Para quem ainda não conhece, dá uma olhadinha no post The Pixar Theory. Para quem preferir, tem o post em português A Teoria Pixar, do blog Vitralizado, e também o vídeo Teoria da Pixar, do Canal Nostalgia. De qualquer maneira, seria bom dar uma olhadinha no post original de Negroni, porque ele fez algumas atualizações na teoria que podem não estar presentes nos outros sites. Enfim, aprenda sobre a Teoria da Pixar da forma que preferir e depois volta aqui para ler esse post, ok?! E para quem já conhece a teoria, é só continuar aqui comigo:

Como sabemos, a Teoria da Pixar, apesar de ser interessante e super bem pensada, contém furos, sendo que muitos são provocados pela presença dos Easter Eggs, que, para quem não sabe, é algo que está intencionalmente escondido dentro de alguma obra (filmes, livros, séries, etc.) que faz referência a uma outra coisa. Confesso que sou péssima em encontrar Easter Eggs, então, agradeço ao Canal Nostalgia pelo vídeo EASTER EGGS PIXAR (depois assistam, vale muito a pena), que foi essencial para que eu tivesse condições de fazer esse post. Então, bora lá:



EASTER EGGS FREQUENTES QUE SE ENCAIXAM BEM NA TEORIA DA PIXAR

Primeiro vou comentar sobre os Easter Eggs que se encaixam bem na Teoria da Pixar e vou começar falando sobre dois deles que costumam aparecer com frequência:



1. Bola amarela e azul com uma estrelinha vermelha



Um dos Easter Eggs mais usados pela Pixar é essa famosa bola amarela e azul com uma estrelinha vermelha, que apareceu pela primeira vez em Luxo Jr., um dos primeiros curta-metragens da Disney Pixar:





Ela aparece em vários filmes, como em Os Incríveis:





Em Up:




Não conseguiu ver?! Bora aproximar então:




Viu agora né?! rsrs Temos também a presença dela em Procurando Nemo, bem escondidinha ali no baú de brinquedos da sala de espera do consultório do dentista:





Temos também a presença dela em toda a trilogia de Toy Story:




Pelo que podemos ver, a presença desse Easter Egg não contradiz a Teoria da Pixar. Afinal, trata-se apenas de um brinquedo do tipo "clássico", que continua sendo fabricado com o passar dos anos, por isso ele aparece tanto em histórias que se passam em épocas mais antigas (como Os Incríveis e Up), como nas que ocorreram em períodos mais recentes (como Procurando Nemo). Claro que a presença dele pode gerar dúvida em alguns casos, como em Universidade Monstros, em que a bola aparece desenhada junto com outros brinquedos na parede, indicando que tudo relacionado às crianças humanas é tóxico:




Algumas pessoas podem pensar que a presença da bola aí contradiz a Teoria da Pixar, já que a civilização dos monstros, de acordo com a teoria, se passa milhares de anos depois das histórias em que a bola costuma aparecer (que é o período em que ela é fabricada). Contudo, não há contradição alguma. A presença desse Easter Egg é perfeitamente justificável: quando os monstros voltam no tempo para assustar as crianças, devem ter se deparado muitas vezes com essa bola (já que era um brinquedo bastante comum na época) e, com isso, ela acabou ficando conhecida entre os monstros, sendo lembrada sempre que se vai fazer referência aos brinquedos "tóxicos" dos humanos.



Tanto é verdade que a bola costuma ser encontrada nos quartos das crianças que vão ser assustadas, que um bom exemplo disso é o quarto da Boo, onde o Sully se depara com esse Easter Egg:





E já que estamos falando da Boo, que, de acordo com a Teoria da Pixar, é a bruxa de Valente, dá uma olhada nessa cena da casa da bruxa:




Isso mesmo, a bola mais famosa da Pixar também aparece aí e claro que isso se encaixa perfeitamente na Teoria da Pixar: a Boo certamente não quis se desfazer de alguns de seus brinquedos de infância e os levou consigo ao viajar no tempo.



2. Carro da Pizza Planet



Outro Easter Egg bastante usado pela Pixar é o carro da Pizza Planet, que apareceu pela primeira vez em Toy Story 1:




Também podemos ver o carro no terceiro filme da trilogia:




Em Up, podemos vê-lo na cena em que a casa de Carl está "voando" sobre a cidade:





Apesar de difícil de ver, dá para identificá-lo em Ratatouille:





Também é difícil de ver o Easter Egg em Procurando Nemo, mas podemos identificá-lo na cena em que Gill, o líder da fuga dos peixes do aquário no consultório do dentista, explica as instruções de como fugir para chegar no mar:





Claro que não poderia deixar de comentar sobre essa cena de Monstros S.A. que é de grande importância para a Teoria da Pixar, em que vemos o carro da Pizza Planet ao lado do trailer em que Randall foi parar:




Como bem sabemos, essa cena é importante porque ela também está presente em Vida de Inseto, com a diferença que tanto o carro quanto o trailer (e a própria vegetação da paisagem) estão bem mais deteriorados:




E isso se encaixa perfeitamente na Teoria da Pixar: o trailer e o carro estão bem mais deteriorados em Vida de Inseto porque a história se passa em um futuro distante, pós-apocalíptico, enquanto que essa mesma cena de Monstros S.A. é mostrada no passado, uma vez que Randall voltou no tempo (assim como todos os outros monstros fazem) através de uma das portas.



Assim como a bola amarela e azul com estrelinha vermelha, o aparecimento do carro da Pizza Planet em vários filmes da Pixar não contradiz a teoria de Negroni, afinal, trata-se simplesmente de um modelo de carro que continuou sendo usado pela pizzaria ao longo dos anos, desde épocas mais antigas até períodos mais recentes, quando a Terra se torna inabitável e os seres humanos fogem para o espaço, deixando tudo para trás: casas, objetos, carros...........incluindo o carro da Pizza Planet, como podemos ver no filme Carros:




De acordo com a Teoria da Pixar, os carros passam a viver "que nem gente" depois que os seres humanos abandonam a Terra e, com isso, podemos deduzir que os carros são que nem os brinquedos: quando tem gente perto, ficam no "estado de inércia", mas, quando estão longe dos humanos, eles "despertam" e fazem a festa hehe E, claro, isso inclui o carro da Pizza Planet.



Mas a energia dos carros não dura para sempre, eles precisam de combustível para ganhar vida e, infelizmente, quando o combustível acaba na Terra, eles ficam sem energia e, portanto, em um "estado de inércia" eterno. Como podemos ver em Wall-E, o carro da Pizza Planet está todo deteriorado e sem energia, em seu "estado de inércia":





Por fim, vamos comentar sobre o aparecimento desse Easter Egg em Universidade Monstros, o que pode gerar muitas dúvidas:




Se a civilização dos monstros surge em um futuro super distante, o que esse carro, pertencente a épocas passadas, está fazendo aí?! Bom, uma explicação razoavelmente plausível é que, ao recolonizar a Terra em Wall-E, os seres humanos provavelmente preservaram parte da cultura de seus ancestrais. Assim, ao encontrar, entre os destroços, o carro da Pizza Planet, o estabelecimento da pizzaria abandonado, etc., eles quiseram reconstituir tudo isso, reabrindo a pizzaria e usando o mesmo modelo de carro para entregar as pizzas. E isso perdurou ao longo dos milhares de anos, inclusive depois de surgir a civilização dos monstros.



EASTER EGGS ESPORÁDICOS QUE SE ENCAIXAM BEM NA TEORIA DA PIXAR

Vou continuar falando sobre os Easter Eggs que se encaixam bem na Teoria da Pixar, mas, como agora se trata de Easter Eggs que aparecem mais esporadicamente, achei melhor fazer a divisão por filmes:



1. Up e Ratatouille



Em Ratatouille, temos a sombra de um certo cãozinho muito fofo:




Sim, é o nosso querido Doug, personagem de Up:



De acordo com a Teoria da Pixar, a história de Ratatouille acontece pouco antes de Up e esse Easter Egg de fato reforça a ideia de que as duas histórias estão temporalmente próximas. Afinal, se a sombra do Doug apareceu em Ratatouille é porque ele, obviamente, estava lá, ou seja, ele era dessa época, só que isso não é o suficiente para comprovar que a história de Up aconteceu depois. Então, Negroni tenta comprovar isso através de outro Easter Egg, que é o que vamos analisar no próximo tópico.



2. Up e Toy Story


Jon Negroni, em seu post sobre a Teoria da Pixar, argumenta que, em Toy Story 3, há a presença de um cartão postal na parede do quarto de Andy com os nomes e endereço de Carl e Ellie, personagens de Up:




Segundo Negroni, "isso confirma que em 2010, o ano de Toy Story 3, a Ellie ainda estava viva ou não estava morta há muito tempo. Isso reforça a ideia de que Up acontece anos depois" (depois leiam o post The Pixar Theory, o trecho está logo abaixo da imagem do cartão postal de Carl e Ellie). Contudo, ao analisar essa afirmação, vemos dois problemas:

- primeiro que ele mistura o tempo da nossa realidade com o da ficção: o fato de Toy Story 3 ter se passado em 2010 para nós não quer dizer nada na evolução temporal adotada pela Teoria da Pixar. Prova disso é que alguns dos filmes mais antigos lançados pela Pixar (a exemplo de Vida de Inseto, de 1998, e Monstros S.A., de 2001) se passam em um futuro distante na linha do tempo usada na teoria de Negroni;

- segundo que eu não entendi bem o que Negroni quis dizer com "Up acontece anos depois": anos depois de que? Depois de Ratatouille apenas ou depois de Toy Story 3 também? Já já vocês vão entender o porquê de eu estar questionando isso..............



Repare bem nessa cena de Up: 





Podemos ver Lotso, o antagonista principal de Toy Story 3 que não teve um final lá muito feliz na trama:





A presença dele abala a ideia de que Up ocorre depois de Toy Story 3. Afinal, se Up ocorresse depois, Lotso não deveria estar aí. Contudo, podemos argumentar que, depois de ter um final nada legal em Toy Story 3, Lotso pode ter sido encontrado e acolhido pela garotinha da cena ou por alguma outra pessoa de bom coração e, assim, foi parar aí.

Também podemos pensar que nem é o Lotso, mas apenas um outro ursinho igual a ele. Enfim, existe mais de uma explicação plausível para justificar a presença dele, mas o mesmo não pode ser dito com relação a um outro Easter Egg presente na cena. Repare na garotinha..........a reconhece de algum lugar?!





Podemos encontrá-la alguns anos mais velha na creche Sunnyside, em Toy Story 3:





Logo, podemos concluir que Up se passa alguns anos antes de Toy Story 3............de qualquer maneira, apesar de talvez contradizer o que Negroni quis dizer, tal situação não chega a causar estrago na evolução temporal adotada pela Teoria da PixarAfinal, o fato de Up acontecer antes de Toy Story 3 não prejudica a ordem traçada, de um lado, para a evolução dos animais (do qual Up faz parte) e, de outro, a traçada para a evolução das máquinas (do qual Toy Story faz parte).

E por que teria um cartão postal com os nomes  de Carl e Ellie na parede do quarto do Andy se a Ellie já havia morrido há alguns anos?! Talvez o Carl, como forma de homenagear sua mulher falecida, continuasse assinando o nome dela nos cartões postais que mandava aos seus conhecidos. Ou então pode ser que se trata de um cartão postal antigo (e que o Andy deixou lá por algum motivo), da época em que Ellie ainda era viva. Enfim, há mais de uma explicação que dá para engolir..........



3. Procurando Nemo e Monstros S.A.



 Em Procurando Nemo, podemos encontrar referências a Monstros S.A............





.................mas aqui a referência é beeeeeeeeeem sutil hehe:




Achou o Easter Egg?! É o brinquedo que está pendurado no teto do dentista, que é o mesmo do quarto da Boo. E o que isso quer dizer?! Ora, se existia o mesmo brinquedo, é porque ele era fabricado na época em que se passou as duas cenas. Ou seja, Procurando Nemo deve ter acontecido mais ou menos na mesma época da infância da Boo. E essa ideia se reforça ao vermos esse famoso Easter Egg de Monstros S.A. :




E por que a Boo está segurando o Nemo de brinquedo? Ora, sendo o peixinho mais famoso dos setes mares, conhecido pela incrível aventura que tivera, é claro que foram fabricados brinquedinhos inspirados nele. E, como eu já disse, isso reforça a ideia de que a infância da Boo ocorreu mais ou menos nessa época.



Ainda em Monstros S.A., podemos ver outra homenagem ao Nemo, só que de uma maneira beeeeeeeeem mais discreta:




Como podemos ver, o Nemo está desenhado de um jeito meio "distorcido" na parede do restaurante em Monstros S.A., o que pode, aparentemente, contradizer a Teoria da Pixar, já que, segundo esta, Procurando Nemo ocorre milhares de anos antes da civilização dos monstros. Contudo, a presença do Nemo ali pode ser justificada seguindo a lógica já usada anteriormente: ao começar a recolonizar a Terra em Wall-E, os seres humanos preservaram parte da cultura de seus ancestrais. Assim, ao encontrar, nos destroços, figuras, brinquedos, etc. do Nemo, podem muito bem ter preservado isso, reproduzindo novas gravuras, brinquedos, etc. inspirados nele. E isso foi sendo preservado ao longo dos milhares de anos, inclusive depois de surgir a civilização dos monstros. E o fato do Nemo estar desenhado de uma maneira meio "distorcida" na parede do restaurante é justamente resultado das mudanças advindas na forma de reproduzi-lo no decorrer dos anos.



4. Procurando Nemo e Toy Story



Em Procurando Nemo, podemos ver o Buzz na sala de espera do consultório do dentista:




É bem provável que não se trata do Buzz do Andy, é apenas um dos vários brinquedos do Buzz Lightyear fabricados na época. Isso mostra que a história de Procurando Nemo, assim como a infância da Boo, se passa mais ou menos na mesma época de Toy Story.



Em Toy Story 3, podemos ver, ali escondidinho na prateleira da creche Sunnyside...........




...........um brinquedo inspirado no Prof. Raia, de Procurando Nemo:



Isso se aplica muito bem ao nosso raciocínio: o Prof. Raia certamente ficou conhecido por fazer parte da incrível história de Procurando Nemo e também foram feitos brinquedos inspirados nele, brinquedos esses que eram da época da Boo quando pequena e, como Toy Story 3 aconteceu alguns anos depois (como sabemos disso? Aguarde o próximo tópico e verá hehe), entendemos que o Prof. Raia de brinquedo era, assim como o Woody, a Jessie, o Buzz, etc., um brinquedo mais antiguinho e, por isso, acabou sendo doado para a creche. Assim é que ele foi parar aí, na prateleira de Sunnyside.



5. Toy Story e Monstros S.A.



Ainda na creche Sunnyside, em Toy Story 3, podemos ver nada mais nada menos que a grande estrela da Teoria da Pixar:


  
Isso mesmo, assim como a menina de Up, podemos ver a Boo um pouco mais velha na creche Sunnyside. Ou seja, isso reforça ainda mais a ideia de que a infância da Boo se passa mais ou menos na mesma época de Up, Procurando Nemo e de Toy Story. Sendo que, como podemos ver, a história de Toy Story 3 é a mais recente dentre as citadas e se passa alguns anos depois.



6. Toy Story e Carros



Além do polêmico cartão postal de Carl e Ellie, podemos ver, no quarto de Andy em Toy Story 3.......





...........dois calendários que fazem referência a Carros:




Um com a imagem de Finn Mcmissile, de Carros 2 (ou algum outro carro do mesmo modelo do dele) e outro com a imagem desse personagem de Carros:




Como Carros é uma história que, de acordo com a Teoria da Pixar, se passa muitos anos depois de Toy Story, a presença desse Easter Egg pode gerar dúvidas. Só que há uma explicação bem razoável que segue a lógica já usada anteriormente: os carros só passaram a ter aquela vida "de gente" depois que não tinham mais seres humanos na Terra, mas isso não significa que eles não existiam antes disso. Eles existiam sim, só que, assim como os brinquedos, não falavam perto das pessoas. Então, o calendário mostra a foto do personagem de Carros (ou algum outro carro do mesmo modelo do dele) em seu "estado de inércia", que, assim como os brinquedos, é o estado que eles ficam quando estão perto dos humanos.



7. Up e Carros



Apesar de difícil de perceber, há um Easter Egg presente em Up que faz referência a Carros. Lembra do carro vermelho de Carl e Ellie?





Repare bem nas rodas do carro............parece familiar?!





São as mesmas rodas brancas que o protagonista de Carros, Relâmpago McQueen, ganhou em Radiator Springs:




Da mesma maneira que foi explicado no tópico anterior, não há incongruência com a evolução temporal adotada na Teoria da Pixar. Afinal, é provável que foram fabricadas várias rodas brancas desse modelo ganhado por McQueen em épocas passadas (incluindo na época de Up). E, assim como os seres humanos que, ao recolonizar o planeta Terra em Wall-E, preservaram parte da cultura de seus ancestrais, os carros podem muito bem ter reaproveitado muitas coisas dos humanos (depois que estes fugiram para o espaço), incluindo os modelos de rodas rsrs



8. Carros e Os Incríveis



Reconhece algum dos carros estacionados nessa cena de Os Incríveis?





O carro azul ali do cantinho é nada mais nada menos que Doc Hudson, personagem de Carros:




Como você já deve imaginar, a explicação aqui é a mesma já dada anteriormente: trata-se de Doc Hudson (ou algum outro carro do mesmo modelo do dele) em seu "estado de inércia".



9. Os Incríveis e Toy Story



Repare na prateleira dessa cena de Os Incríveis:





Reconhece esse brinquedinho de luta de algum lugar?





Ele aparece em Toy Story 2:




De acordo com a Teoria da Pixar, a história de Os Incríveis se passou antes de Toy Story, mas não parece ter sido tanto tempo antes. Logo, é possível que o brinquedo ainda fosse fabricado na época de Toy Story e, mesmo que não fosse o caso, há outras explicações que explicam a presença dele aí: pode se tratar de um brinquedo antigo, que havia sido comprado há anos e ficou guardado, ou pode ser que a família Incrível tivesse doado ou vendido o brinquedo e, assim, ele acabou indo parar aí (nesse caso, o brinquedo seria exatamente o que apareceu em Os Inscríveis e não um outro modelo igual).

 

10. Ratatouille e Os Incríveis



Em Ratatouille temos um Easter Egg que só as danadinhas de plantão devem ter reparado hehe:





O Linguini está usando uma cueca com o símbolo de Os Incríveis:




Pelo que sei da Teoria da Pixar (o que não é nada muito aprofundado, então, por favor me corrijam se eu estiver falando besteira), Negroni não chegou a fazer "uma comparação temporal" entre Os Incríveis, que pertence à linha da evolução das máquinas, e Ratatouille, que pertença à linha da evolução dos animais. Então, tendo em vista a presença desse Easter Egg, dá para deduzir que a história de Ratatouille se passa mais ou menos na mesma época em que a família Incrível começou a ficar conhecida por combater o mal (nossa, que frase brega né rsrs). E, com a fama, é bem provável que foram fabricados diversos objetos com o símbolo da família, e isso inclui qualquer tipo de produto, inclusive cuecas rsrs



Ainda em Ratatouille, podemos ver a presença de um certo mímico na rua que é um tanto familiar.......





Lembre dele?! Era um dos vilões que o Sr. Incrível costumava combater na época de solteiro........





.............o Bon Voyage:




Passaram-se cerca de 15 anos (como é informado no filme) desde essa cena até a época em que a família Incrível começou a ganhar fama por combater o mal (o que provavelmente aconteceu no mesmo período em que se passa Ratatouille) e, pelo visto, nesse meio tempo Bon Voyage resolveu largar a carreira de vilão para viver a vida de maneira mais honesta hehe 



11. Toy Story e Wall-E



Em Wall-E temos, bem ali entre os os objetos velhos e empoeirados, a presença de um querido conhecido nosso...........





................como vocês devem ter percebido, é o Rex, o dinossauro de brinquedo de Toy Story:




E a justificativa para ele estar aí é bem simples: com a poluição da Terra e a fuga dos seres humanos para o espaço, os objetos, incluindo os brinquedos, ficaram "jogados" por aí. Pelo menos o Rex foi acolhido no cantinho do Wall-E  =) 



12. Toy Story e Monstros S.A.



Em Monstros S.A., uma das amostras dos papéis de parede usados para o Randall se camuflar é esse daqui:





Bastante familiar, não?!




Pois é, trata-se do mesmo tipo de papel de parede usado no quarto do Andy em Toy Story 1. E a explicação para encaixar isso na Teoria da Pixar segue aquela mesma linha que vocês já conhecem bem: preservando parte da cultura de seus ancestrais, os seres humanos, ao recolonizar a terra, provavelmente encontraram esse papel de parede em alguma das casas do período pré-apocalíptico e fizeram novas fabricações do modelo, que continuou a ser reproduzido ao longo dos anos, inclusive depois do surgimento da civilização dos monstros. E, assim como o desenho do Nemo, o desenho do papel de parede sofreu algumas modificações, resultado das mudanças (na forma de reproduzir) advindas no decorrer do tempo.



EASTER EGGS QUE NÃO SE ENCAIXAM BEM NA TEORIA DA PIXAR

E agora vamos para a parte mais polêmica do post, em que falaremos sobre os Easter Eggs que não se encaixam nada bem na Teoria da Pixar. Até onde eu sei, Jon Negroni não fez uma análise aprofundada sobre como os Easter Eggs afetam a sua teoria. Em seu post The Pixar Theory, ele alega que apoia a explicação de que a Boo é quem coloca, acidentalmente ou não, os Easter Eggs nas histórias da Pixar enquanto ela viaja no tempo para encontrar o Sully. E, segundo Negroni, essa ideia encontra suporte no fato de que todos os Easter Eggs de Valente estão na casa da bruxa..............



...............mas, convenhamos, esse "suporte" não é lá dos melhores, né?! Além de que, pelo menos até onde sabemos, sequer há muitos Easter Eggs em Valente:




Temos o caminhão da Pizza Planet que a bruxa Boo está esculpindo na madeira..............



  
.............o Sully desenhado em um pedaço de madeira............




.................e a bola amarela e azul com uma estrelinha vermelha, como já foi mostrado no início do post.



Logo, não se trata de um argumento muito bom para fundamentar a ideia de que a Boo é a responsável por todos os Easter Eggs presentes nas histórias da Pixar. Até porque a presença de alguns deles são justificados pela própria evolução temporal adotada pela Teoria da Pixar, como já vimos. E, quanto aos que não se encaixam nessa evolução, dá para justificar que foi a Boo quem colocou?! É o que vamos analisar nos tópicos abaixo:



1. Toy Story e Monstros S.A.



Repare bem nos adesivos colados na porta do quarto do Andy em Toy Story 3:





É um Easter Egg difícil de ser percebido, mas, uma vez encontrado, pode causar um grande estrago na Teoria da Pixar:





Reconheceu o adesivo? É o logo de Monstros S.A.




Pois é........agora fica complicado: se a civilização dos monstros é de um futuro distante, milhares de anos à frente de Toy Story, como poderia existir adesivinhos relacionados a essa civilização no quarto do Andy? A única "saída" que vejo aqui é dizer que foi obra da Boo mesmo rsrs o problema é: como ela fez isso? E por qual motivo? Talvez a Boo, quando foi parar na civilização dos monstros quando criança, tivesse pego alguns dos adesivos e levou-os consigo ao voltar para casa..........

E, considerando que a infância dela ocorreu mais ou menos na mesma época de Toy Story, ela pode ter conhecido o Andy (na escola, no parque, na Pizza Planet, talvez morassem no mesmo bairro ou fossem vizinhos.........sei lá) e, apesar da diferença de idade (pelo que já analisamos anteriormente, dá para concluir que ele é mais velho do que ela), podem muito bem ter ficado amigos e, em algum momento, a Boo pode ter dado algum dos adesivos de Monstros S.A. de presente para o Andy. E aí ele pregou na porta de seu quarto e lá ficou.........claro que não dá para saber há quanto tempo o adesivo está lá e reconheço que não é uma explicação muito plausível, mas já é alguma coisa né rsrs



2. Monstros S.A. e Wall-E



Outro Easter Egg difícil de ser encontrado, mas que dificulta muito a deixar as coisas coerentes na Teoria da Pixar é esse daqui, presente em Wall-E:




Pelo que andei pesquisando, algumas pessoas falaram que se trata de um brinquedo inspirado no Mike, de Monstros S.A. Só que a civilização dos monstros (incluindo o Mike, obviamente) ainda não existia na época de Wall-E, então, o que justifica a presença de um brinquedo inspirado nele? A única explicação que eu consegui pensar é a seguinte: pelo que pudemos perceber ao assistir Universidade Monstros e Monstros S.A., o Sully e o Mike eram relativamente famosos, lembra? Eles até apareciam em capa de revista e tudo mais........

Logo, é provável que também havia brinquedos inspirados neles e, claro, eles provavelmente tinham alguns bonequinhos desses guardados em sua casa e, quando a Boo foi para lá quando criança, ela pode muito bem ter pego algum, levando-o consigo quando voltou para casa. Não dá para saber exatamente o que aconteceu (pode ter ficado anos guardado na casa da Boo ou ela pode ter perdido.......), mas dá para deduzir que, quando chegou a época da fuga dos humanos para o espaço, esse brinquedinho do Mike, assim como todos os demais objetos abandonados na Terra, ficaram "jogados" por aí e, assim, ele acabou aparecendo em Wall-E. Eu sei, uma explicação pouco convincente, mas não dá para pensar em muitas soluções aqui........



3. Monstros S.A. e Car Toons: As Grandes Histórias do Mate



Para quem não sabe, existem também Easter Eggs em curta-metragens da Pixar, como é o caso de Car Toons: As Grandes Histórias do Mate, que é uma série animada de curta-metragem com a presença de alguns personagens do filme Carros. E, em um dos episódios dessa série, podemos ver nada mais nada menos que.........




...............a "versão carros" de Mike e Sully, de Monstros S.A.




E agora? Como explicar isso? Como poderia existir uma "versão carros" desses dois se eles sequer existiam ainda?! Afinal, a civilização dos monstros só surge milhares de anos depois da época em que se passa a história de Carros e do curta Car Toons: As Grandes Histórias do Mate. De novo, a única explicação é que isso é obra da Boo. Pode ser que, depois de virar uma bruxa e passar anos procurando por Sully, ela finalmente o tenha encontrado. E, novamente juntos depois de tanto tempo, claro que os dois, juntamente com o Mike, iriam querer aprontar muuuuuuuuuito. Afinal, ter uma amiga bruxa e saber viajar no tempo é diversão mais que garantida! E uma das aventuras de Mike e Sully foi se transformar em carros (através da mágica da Boo) e voltar no tempo, na época da civilização dos carros, para experimentar um pouco de como é viver sob rodas e em alta velocidade hehe



4. Monstros S.A. e Procurando Nemo



E, agora, um Easter Egg bastante notável, mas que não está exatamente "dentro do filme": o Mike aparece nadando todo feliz...........nos créditos de Procurando Nemo.




E aqui a explicação segue a lógica usada no tópico anterior: a bruxa Boo encontra o Mike e o Sully, que, aproveitando ao máximo dos poderes da amiga, fazem a farra, viajando pelas histórias da Pixar e experimentando um pouco de cada uma. Além da experiência na civilização dos carros, os monstrinhos provavelmente também quiseram passar uma temporada em Procurando Nemo, e Mike aproveitou para dar uma de mergulhador e explorar as profundezas do oceano rsrs



5. Toy Story 2 e Vida de inseto



Alguns Easter Eggs de Toy Story 2 foram um verdadeiro atentado contra a Teoria da Pixar. Primeiramente, não poderia deixar de comentar sobre a participação especial (com direito a falas!) de Flik e Chucrute, personagens de Vida de Inseto...........




...............logo antes de serem lançados ao chão por Buzz, em Toy Story 2..........




Coitados! Rsrs




Mas, indo ao que interessa: como explicar a presença de personagens de Vida de Inseto, que se passa em um período pós-apocalíptico, na história de Toy Story, que se passa séculos antes?! Jon Negroni deu sua própria explicação para essa controvérsia, que vou tentar explicar com as minhas palavras:



A bruxa Boo descobre que a madeira é uma grande fonte de energia e, assim como os monstros, que usavam portas de madeira para viajar no tempo e assustar crianças, ela encontra uma maneira de usar essa energia para viajar no tempo. Só que, ao tentar ir para a civilização dos monstros, pode ser que ela tenha acidentalmente ido parar na época em que se passa Vida de Inseto. E, como precisava de madeira para continuar viajando, ela deve ter dado uma passadinha na árvore de Vida de Inseto e, nisso, ela poderia muito bem ter trazido alguns insetos (além do Flik e da lagarta Chucrute, ela pode ter trazido outros) consigo sem querer............



É mais ou menos essa a explicação, depois leiam o texto original no post The Pixar Theory (o trecho referente a essa explicação está embaixo da imagem da bruxa de Valente esculpindo o carro da Pizza Planet na madeira). Bom, como podemos reparar, Negroni viaja um pouquinho na explicação..........mas até que dá para engolir, só que não justifica o porquê de ter brinquedinhos inspirados nos personagens de Vida de Inseto na loja em Toy Story 2.........




..........nem o porquê de ter uma imagem dos personagens de Vida de Inseto no livro que a Sra. Cabeça de batata está lendo em Toy Story 2............




...........e nem o porquê de ter um calendário referente a Vida de Inseto no quarto do Andy, também em Toy Story 2:




Até onde eu sei, Negroni não justifica a presença desses outros Easter Eggs, referentes a Vida de Inseto, em Toy Story 2, mas vou tentar dar a minha própria explicação, complementando a dele: ao pegar mais madeira na árvore de Vida de Inseto, a bruxa Boo deve ter notado a presença das formigas falantes e, encantada com esses insetos tão evoluídos, ela certamente ficou espiando-os e tirou fotos deles conversando e tudo mais.

E, ao ir embora, depois de pegar a madeira que precisava, é possível que ela tenha pegado "acidentalmente" alguns insetos (afinal, qualquer um ficaria tentado a fazer isso se visse um inseto falante por aí, não é?! rsrs), levando-os consigo em suas viagens no tempo..........até que a Boo resolveu fazer uma visita na época de Toy Story (como sabemos, é a época correspondente à infância dela, então, é normal ela querer fazer uma visitinha por lá de vez em quando) e alguém deve ter descoberto os insetos falantes que estavam com ela, bem como as fotos tiradas............

............e aí já dá para imaginar né?! Certamente foi a descoberta do século: a existência de insetos ultra inteligentes e civilizados! E, com isso, veio a fama: foram feitos brinquedos inspirados nesses insetos, as fotos tiradas por Boo foram publicadas em livros e usadas em calendários, Flik e a largata Chucrute têm uma participação especial em Toy Story 2..................a bruxa Boo, claro, deve ter ficado muito preocupada e, com medo de ser descoberta, certamente fugiu para outro período no tempo, levando os insetos consigo para devolvê-los ao seu lar.



6. Up e Vida de Inseto



Lembra da árvore em que o Carl e a Ellie viviam passando tempo juntos em Up?





Pois é, há quem diga (que é o caso da galera do Canal Nostalgia) que se trata da mesma árvore de Vida de Inseto:




E aqui temos um baita problema, porque, segundo a Teoria da Pixar, essa árvore de Vida de Inseto veio da plantinha que estava dentro da bota guardada por Wall-E e que foi a razão dos seres humanos terem retornado à Terra. Mas como Negroni deduziu que essa árvore era a tal plantinha? Bom, como sabemos, não foi por um método lá muito confiável:




Nos créditos de Wall-E é mostrado um desenho pelo qual se deduz que a plantinha contida na bota cresceu e se transformou em uma árvore...........




Foi por esse desenho que Negroni deduziu que se tratava da árvore de Vida de Inseto.............pois é, complicado. O desenho até que se parece mesmo com a paisagem de Vida de Inseto (não apenas a árvore, mas o cenário ao fundo também parece bastante), só que a árvore mostrada em Up também se parece muito...........

...........e o que Negroni tem a dizer sobre isso? Segundo ele, as árvores são apenas parecidas, mas não as mesmas. É o que se deduz do trecho em que ele explica sobre a incrível energia contida na madeira (vou colocar o trecho em aspas porque a tradução foi bastante fiel, mas depois deem uma lida no post The Pixar Theory, o trecho original está embaixo da figura da bruxa de Valente esculpindo o carro da Pizza Planet na madeira):



"É possível que a madeira da árvore de Vida de Inseto seja a fonte da criatividade de Flik, devido à sua fascinação e respeito pelas sementes que crescem e se tornam árvores. A árvore também possui uma certa semelhança com a de Up, que Carl e Ellie frequentavam, o que poderia ser a fonte da criatividade de Carl de usar balões para transportar sua casa".



É............quem achou que Negroni tinha limites para suas explicações viajadas, se enganou rsrs Também vou tentar criar minha própria teoria maluca: na verdade, se trata de mais uma obra da Boo, que, ao dar uma passada na época de Vida de Inseto, ficou tão fascinada por tudo aquilo (pelos insetos falantes, seu modo evoluído de se organizarem, a árvore em que viviam.........) que decidiu criar a mesma árvore no passado...............

E, para fazer isso, a bruxa Boo pode muito bem ter feito algum feitiço para criar uma semente mágica, que iria crescer e se transformar na mesma árvore de Vida de Inseto! E qual foi a época que ela escolheu para plantar a tal semente? Uma que fosse décadas antes de seu nascimento, de modo que a árvore já pudesse estar bastante crescida e forte durante a sua infância, e aí ela poderia brincar horrores lá, subindo nela, brincando com as formiguinhas, fazendo piqueniques com as suas bonecas......... E isso justifica o porquê dela aparecer em Up, na época em que Carl e Ellie ainda eram jovens, décadas antes da infância de Boo.

E aí, o que acharam?! Quem ganha na loucura, eu ou o Negroni? rsrs



Então é isso gente, espero mesmo que tenham gostado. Eu sei que não comentei sobre todos os Easter Eggs, porque isso seria um tanto que impossível né rsrs mas a intenção mesmo era criar discussões bacanas para alguns dos furos e controvérsias presentes na Teoria da Pixar. Depois deixe nos comentários a sua opinião sobre algo que comentei ou que deixei de comentar. E, para quem curte postagens assim, não deixe de conferir o post Teoria da Pixar: Solucionando o Paradoxo do Tempo.



Bjinhos pixarianos, Tati.


6 comentários :

  1. Adoro suas postagens sobre a teoria da Pixar Tati !! Confesso que a gente viaja nestas coisas e convenhamos essa Boo dá um trabalhão não é mesmo ?? rsrs Mas estas teorias são muito legais !!
    Bjim

    blogpatyrezende.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade né rsrs obrigada pelo carinho de sempre Paty

      Bjinhos

      Excluir
  2. Oi Tati, tudo bem?
    Eu não tinha conhecimento sobre estas teorias, muito bacana ❤❤Gosto muito dos filmes da Disney,fiquei boquiaberta,rsrs..muito interessante estes fatos ..fiquei curiosa, vou procurar mais sobre o assunto,hihi..
    Beijoos ,Boa semana Tati ❤❤
    www.coisasdealisprick.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procura mesmo, é super interessante, compensa demais dar uma lida :) Bjinhos e valeu pela visita, to indo agora no seu blog conferir as novidades Bjão

      Excluir
  3. Fiquei super super admirada :OOO
    Que post mais querido e delicadinho! Beijinhos grandes
    Jéssica Paiva - http://omundodajesse.blogspot.pt

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Jess, vc é mto fofa. To indo agora no seu blog conferir as novidades. Bjinhos

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...