sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Profecias: Livro x Seriado - GOT




As profecias estão ficando cada vez mais confusas em GOT, principalmente porque a série muda algumas coisas dos livros, o que acaba indo contra certas profecias e, assim, gera muitas confusões e dúvidas entre os telespectadores. Outra coisa bastante irritante é que muitas vezes o seriado não mostra a profecia completa, o que cria ainda mais dúvidas entre os fãs. Vamos discutir um pouco sobre esses mal-entendidos:



A profecia de Mirri Maz Duur e a esterelidade de Daenerys




O livro dá a entender que a Daenerys ficou infértil depois do ritual da bruxa para "trazer Khal Drogo de volta à vida", em que a Dany acaba pagando com a vida de seu filho........

No seriado, depois que o ritual acaba e a Dany vê o Drogo quieto e olhando para o nada, temos o seguinte diálogo:


"Quando ele (Drogo) será como era antes?" - Dany pergunta.

"Quando o sol nascer no oeste e se por no leste", disse Mirri Maz Duur, "Quando os oceanos secarem e as montanhas voarem no vento como folhas."




Mas no livro a fala de Mirri é um pouco mais longa. Além das três condições mencionadas acima, ela menciona uma outra:


"(....) Quando o seu útero ficar ativo novamente e você der à luz a uma criança viva. Aí ele retornará, não antes."


Então, a série omitiu a parte relacionada à esterelidade da Dany.........talvez por que ela não ficou estéril na série? Eu costumava pensar assim, mas aí resolvi rever a cena em que a Dany foi encontrada pelos Dothraki (depois que o Drogon a resgatou da arena e a deixou em um lugar relativamente distante de Meereen) e foi levada até Khal Moro. Eles tiveram o seguinte diálogo:


- Hoje à noite você se deitará comigo e, se eu tiver sorte, você me dará um filho. Entendeu? (Khal Moro)


- Eu não irei me deitar com você. E não irei te dar nenhum filho, nem para você, nem para ninguém. Não até que o sol nasça no oeste e se ponha no leste. (Daenerys)




Então, o que podemos entender disso é que ela realmente se tornou estéril, assim como nos livros. Mas por que o seriado não mostrou toda a profecia? Eles não podem simplesmente mostrar partes das profecias e esperar que a gente presuma que as frases omitidas estão implícitas. Afinal, a série é diferente do livro em muitos aspectos, então, quando certas partes dos livros são omitidas, não dá para ter certeza se elas ainda são válidas. 



A profecia de Maggy e a morte e os filhos inesperados de Cersei




Quando a Cersei era adolescente, ela foi visitar a bruxa Maggy para perguntá-la sobre o seu futuro. A bruxa chupou o sangue do dedo da Cersei e disse que ela tinha direito a três perguntas. Temos o seguinte diálogo na série:


Cersei: Estou prometida ao príncipe. Quando iremos nos casar?

Maggy: Nunca. Você irá se casar com o rei. 

Cersei: Mas eu serei rainha?

Maggy: Sim. Você será rainha por algum tempo........até chegar outra, mais nova e mais bonita, que irá te derrotar e tirar tudo de você. 

Cersei: Eu e o rei teremos filhos?

Maggy: O rei terá vinte filhos, e você, apenas três. Suas coroas serão de ouro, assim como suas mortalhas. 




No livro, porém, a última fala de Maggy é um pouco mais longa:


"(.....) E quando você tiver se afogado em lágrimas, o valonqar irá colocar as mãos em volta de seu pescoço pálido e irá te estrangular até a morte". 


Então, como podemos ver, a parte do valonqar ("irmão mais novo" em Valyrian) não foi mostrada no seriado..........e o que podemos concluir disso? Devemos considerar que a parte omitida ainda é válida? Bom, acredito que ainda seja. Afinal, a esterilidade de Dany foi primeiramente omitida na série, mas foi confirmada posteriormente.

Como se já não fosse confuso o bastante, tem uma outra parte que gera bastante dúvidas: Maggy disse que a Cersei teria apenas três filhos e que suas coroas seriam douradas (o que provavelmente é uma metáfora para a cor do cabelo deles), assim como suas mortalhas (indicando que os filhos da Cersei morreriam antes dela, o que de fato aconteceu)............Sim, tudo parece se encaixar, MAS o que dizer sobre as outras crianças inesperadas? Quero dizer, a Cersei está grávida agora..........se ela acabar tendo o bebê, a profecia será quebrada?




Bom, para falar a verdade, a profecia já foi quebrada no seriado, uma vez que a Cersei teve outro filho: seu primogênito tinha cabelo preto (e, consequentemente, presumimos que seja filho verdadeiro do Rei Robert Baratheon) e morreu por causa de uma febre quando ainda era bem pequeno. 

A Cersei primeiramente contou a história para a Catelyn quando esta estava cuidando do Brandon, que estava em risco de vida depois de ter sido empurrado da torre pelo Jaime. Alguns telespectadores questionaram se a história realmente era verdadeira, mas depois, ainda na primeira temporada, a Cersei fala da morte de seu filho com o próprio Robert, confirmando que ela não estava mentindo.

Isso confundiu muito os fãs e existem muitas teorias sobre o filho de cabelo preto da Cersei. Algumas dessas teorias inclusive alegam que o Gendry era esse menino, cuja morte foi forjada de alguma forma..........e um dos principais argumentos usados para defender essas teorias é que o Gendry certa vez falou para o Ned que a sua mãe era loira. 




Contudo, existem fortes razões que indicam que o filho de cabelo preto da Cersei nunca sobreviveu:

- o roteirista Bryan Cogman foi diretamente perguntando sobre as implicações disso com relação à profecia de Maggy, e ele confirmou que o filho de cabelo preto da Cersei com o Robert simplesmente não foi incluído na contagem "oficial" da bruxa porque o filho morreu quando ainda era  muito pequeno: "a Maggy apenas falou dos três filhos oficiais, que cresceram e eram conhecidos, etc."

- Nos livros "Canção de Gelo e Fogo", a Cersei nunca deu à luz a um filho de Robert. Quando o Ned Stark a confronta sobre a identidade do pai de seus filhos, ela admite que o Jaime era o pai, e que ela odiava o Robert desde sua primeira noite juntos, quando ele foi para o seu quarto bêbado e chamando pela Lyanna. Ela também revela que o Robert a engravidou uma vez, mas seu irmão encontrou uma mulher que conseguiu interromper a gravidez. Robert nunca soube da gravidez e do aborto.


Então, enquanto os livros mostravam uma Cersei bastante desumana e desprezível, que foi capaz de matar seu próprio filho só por ser do Robert, o seriado preferiu mostrar uma versão mais humana da personagem, que amou e sofreu com a morte de seu filho, mesmo sendo filho do Robert. 

Portanto, o filho de cabelo preto da Cersei foi mostrado na série não por ter um papel mais importante no futuro. Ele apenas foi mostrado como uma forma de representar o filho dela com o Robert de uma maneira diferente da dos livros: ao invés de ter sido morto no útero pela sua própria mãe, era uma criança amada que acabou morrendo por causa de uma febre.




Enfim, eu entendo que seja muito fofa a atitude dos produtores de mostrar uma versão menos má da Cersei, mas a verdade é que eles não deveriam ter inserido esse filho de cabelo preto na história. Isso só serviu para confundir os fãs e criar uma incongruência com a profecia de Maggy. Afinal, um filho nascido é um filho nascido, claro que deveria ter sido incluído na contagem.........e não importa quais desculpas esfarrapadas os produtores tentem dar, foi uma falha bastante descuidada do roteiro.

Bom, voltando à questão envolvendo a nova gravidez da Cersei, prefiro acreditar que ela irá sofrer um aborto, porque senão haverá uma incongruência ainda maior com a profecia...........sim, eu sei que profecias podem não se tornar verdadeiras, mas não podemos nos esquecer de que GOT é um universo fictício em que coisas mágicas e sobrenaturais acontecem...........então, porque as profecias deveriam ser uma exceção?!


A profecia do Azor Ahai e/ou príncipe prometido




Outra profecia que é bastante confusa é a do Azor Ahai, que, pelo que me lembro, não chegou a ser comentada na série ainda. Talvez nunca seja........a não ser que o Azor Ahai seja também o príncipe prometido, de quem a Melisandre comentou quando conheceu a Daenerys no seriado:


- O que o Senhor da Luz espera de mim? (Daenerys)

- A Longa Noite se aproxima. Apenas o príncipe prometido pode trazer o amanhecer. (Melisandre)

- Creio que eu não seja um príncipe. (Daenerys)

- Me perdoe, Sua Graça, mas a sua tradução não está muito certa. Esse substantivo não possui gênero em High Valaryan. A tradução mais adequada para essa profecia seria "apenas o príncipe ou  princesa prometido(a) pode trazer o amanhecer. (Missandei)

- E você acredita que essa profecia se refere a mim? (Daenerys)

- Profecias são coisas perigosas.......eu acredito que você tenha um papel a cumprir, assim como outra pessoa: o Rei do Norte, Jon Snow. (Melisandre)




Então, as coisas estão muito confusas. Não dá nem para ter certeza se o Azor Ahai e o príncipe prometido são o mesmo. Eu acredito que eles sejam o mesmo, uma vez que os dois parecem ter um propósito comum: lutar contra a escuridão que se apoderou do mundo. Porém, se realmente for isso, não entendo por que o termo "Azor Ahai" não foi mencionado ainda......

De todas as teorias relacionadas ao assunto, a teoria "Jon Snow Azor Ahai" é a que mais faz sentido de todas. Ele cumpre todos os requisitos para ser o Azor Ahai e o príncipe prometido. A única coisa que ainda não está muito clara é a parte da lenda em que o Azor Ahai sacrifica a sua esposa para criar a Lightbringer, a espada flamejante que será usada para combater o mal.




Bom, é possível que a Daenerys acabe sendo o grande amor do Jon Snow que deverá ser sacrificado. Afinal, a Melisandre acredita que tanto a Dany quanto o Jon têm um papel a cumprir e, conforme os episódios anteriores estão indicando, os dois provavelmente se envolverão romanticamente em certo ponto......Bom, eu realmente espero que isso não aconteça, seria muito patético. Eu acredito que a Daenerys tenha um papel muito mais importante (governar os Setes Reinos por algum tempo até ficar louca que nem o seu pai) do que apenas ser o amor verdadeiro de alguém e ter de ser sacrificada para poder criar uma espada........

Bom, na verdade, se formos analisar a teoria de uma maneira mais literal, nem o Jon, nem a Daenerys são príncipe e princesa. Eles são Rei e Rainha: um representando o gelo e o outro, o fogo, respectivamente. Ou seja.......literalmente falando, o mais lógico seria que o príncipe prometido (que é o que possui a canção de gelo e fogo) fosse o filho dos dois. Até a expressão "canção de gelo e fogo" possui um trocadilho na língua original: SONg of Ice and Fire (canção/filho do gelo e do fogo). Será que esse trocadilho foi proposital? Será que na verdade a expressão está implicitamente indicando que o príncipe será filho de um Rei e de um Rainha que representam o gelo e o fogo?

Eu sei que tem a questão da esterilidade da Dany, mas a verdade é que esse é o menor dos problemas. Afinal, se o Senhor da Luz chegou até a ressuscitar o Jon, é óbvio que ele poderá recuperar a fertilidade da Dany.........




O maior dos problemas é que o exército dos mortos já está invadindo Westeros, a escuridão já está sendo instaurada. Não há mais tempo para o príncipe prometido nascer e crescer para então cumprir o seu destino.........ou será que há uma solução para isso? Comentei sobre algumas possíveis hipóteses no meu post anterior. Depois dê uma olhadinha =)

Mas, claro, tem sempre a possibilidade da profecia ser bem mais metafórica do que a gente imagina..........vamos confiar no George Martin que com certeza ele não nos desapontará. O problema vai ser se os produtores da série quiserem ficar mudando demais as coisas....... 




Enfim, o seriado deveria tomar mais cuidado com as profecias, porque senão a história ficará muito confusa e patética, o que fará esse nosso amado universo fictício perder boa parte do seu encanto.




Bjinhos proféticos,


Tati.


sábado, 12 de agosto de 2017

Quem é o Azor Ahai e/ou "The SONg of Ice and Fire"?!




A Teoria do Azor Ahai é tão confusa, não é?! Na verdade, sequer temos certeza se o Azor Ahai e o príncipe prometido ("The SONg of ice and fire" - "canção/filho do gelo e do fogo") são o mesmo. Eu acredito - e acredito que a maioria de vocês também - que eles são de fato o mesmo, ou, pelo menos, estão bastante relacionados um com o outro (você vai entender no final do post). Enfim, vamos discutir......


De acordo com a profecia, o Azor Ahai:

- vai chegar depois de um longo verão, quando uma estrela sangrar e a escuridão envolver o mundo/ quando a estrela vermelha sangrar e a escuridão prevalecer (variante);

- vai renascer em meio a sal e fumaça;

- vai despertar dragões de dentro de pedras;

- vai criar do fogo uma espada flamejante, a Lightbringer (que, de acordo com a lenda, foi criada depois que o Azor Ahai enfiou a espada no peito de sua esposa).


Se o Azor Ahai também for o príncipe/princesa prometido(a), então:

- pertence à linhagem de Aerys II e Rhaella;

- é "the song of ice and fire"


Tendo isso em mente, existem algumas teorias sobre quem é o Azor Ahai e/ou o príncipe/princesa que foi prometido:


Jaime Lannister




Sim, parece loucura, mas algumas pessoas acreditam que o Jaime é o cara. Muitos fãs especularam por muito tempo que o Tyrion Lannister não era realmente filho do Tywin, mas sim o filho bastardo da Joanna Lannister com o Rei Louco Aerys Targaryen (que parecia ser obcecado pela Joanna e possivelmente a estuprou). Porém, essa nova teoria fala que as coisas podem acontecer ao contrário: Jaime e Cersei é que são os bastardos com sangue Targaryen (quando pensamos sobre isso, existem de fato algumas similaridades entre os gêmeos e os Targaryens: eles têm cabelo claro e cometem incesto, Cersei é um pouco doida.......) e Tyrion é o único e verdadeiro filho do Tywin. 

Então, se Jaime realmente for um Targaryen, será capaz de montar em um dragão e salvar o mundo dos White Walkers, cumprindo seu destino como o Azor Ahai (e/o o príncipe prometido).

É possível que o "renascimento" aconteça depois de sobreviver ao ataque do Drogon na batalha entre os Lannister e os Dothraki: ele sobrevive ao ataque e reaparece da água salgada (pode ser salgada, por que não?!) em que quase se afogou, em meio ao ar cheio de fumaça dos ataques de fogo do dragão.......




E a "estrela vermelha sangrando" pode ser uma metáfora para o fato de que o exército dos Lannisters, um dos exércitos mais poderosos de todos os tempos, agora foi totalmente derrotado, e a bandeira vermelha da Casa Lannister agora está rasgada, destruída e coberta de sangue.....

Despois do seu renascimento, Jaime vai construir uma espada, a Lightbringer, que será feita com a alma do seu amor verdadeiro, de acordo com a lenda:


"Darkness lay over the world and a hero, Azor Ahai, was chosen to fight against it. To fight the darkness, Azor Ahai needed to forge a hero's sword. He labored for thirty days and thirty nights until it was done. However, when he went to temper it in water, the sword broke. He was not one to give up easily, so he started over. The second time he took fifty days and fifty nights to make the sword, even better than the first. To temper it this time, he captured a lion and drove the sword into its heart, but once more the steel shattered. The third time, with a heavy heart, for he knew beforehand what he must do to finish the blade, he worked for a hundred days and nights until it was finished. This time, he called for his wife, Nissa Nissa, and asked her to bare her breast. He drove his sword into her breast, her soul combining with the steel of the sword, creating Lightbringer."


Tradução: "A escuridão se apoderou do mundo e um herói, o Azor Ahai, foi escolhido para lutar contra o mal. E, para isso, o Azor Ahai deveria construir uma espada. Ele trabalhou nesta por trinta dias e trinta noites até que finalmente foi finalizada. Porém, quando foi testá-la na água, a espada quebrou. Ele trabalhou em uma nova espada por cinquenta dias e cinquenta noites. Desta vez, para testá-la, capturou um leão e enfiou a espada em seu coração, mas o aço quebrou novamente. Pela terceira vez trabalhou em uma nova espada por cem dia e cem noites até que fosse terminada. Dessa vez ele sabia o que devia fazer e, com o coração apertado, chamou a sua esposa, Nissa Nissa, e a pediu para expor seu peito. Ele enfiou a espada no peito da esposa e a alma desta, combinada com o aço da espada, criou a Lightbringer".


Uma coisa bem interessante sobre essa parte da lenda é que o Azor Ahai irá testar a espada em um leão..........será que não se trata do Tyrion, o único e verdadeiro leão dos três Lannisters? Será que o Jaime vai capturar seu irmão e enfiar a espada em seu coração? E, quando o aço quebrar, ele vai saber o que fazer depois: vai fazer uma nova espada e enfiar no coração do seu verdadeiro amor, a Cersei, e assim criar a Lightbringer. Isso também se encaixa na profecia segundo a qual a Cersei irá morrer pelo valonqer (que significa "irmão mais novo" em Valyrian), e o Jaime é alguns minutos mais novo que ela.........




E a parte que diz "despertar dragões de dentro de pedras"? Bem, confesso que não sei como que isso se encaixa na teoria "Jaime Azor Ahai", mas a gente nunca sabe, né?! Afinal, profecias não são literais, então não dá para saber exatamente o que as palavras significam.........

Além de que, se o Azor Ahai for também o príncipe prometido, então o Jaime deverá ser o "SONg of ice and fire", mas, pelo que vimos da teoria, o Jaime só parece possui o "lado do fogo"........

Enfim, confesso que não gosto da ideia do Jaime ser o Azor Ahai, ele não tem nada a ver com a "batalha entre gelo e fogo" e não seria natural fazer com que ele tivesse um papel tão importante no conflito. Além de que, o Azor Ahai deverá criar a Lightbringer sacrificando uma alma pura e não consigo ver a Cersei como sendo essa "alma pura e iluminada que irá completar a espada que irá salvar o mundo". Seria muito patético, não concorda?!





Daenerys Targaryen




Apesar de terem acreditado por muito tempo que a profecia se referia a um homem, a verdade é que pode muito bem se referir a uma mulher, uma vez que a palavra usada para descrever príncipe não possui gênero em Valyrian. Então, existem grandes chances de que a teoria "Daenerys Azor Ahai" acabe sendo verdadeira. Afinal:


- ela literalmente despertou dragões de dentro de pedras e nasceu em meio a sal (A Pedra do Dragão fica na beira do mar);

- ela "renasceu" das chamas (rodeada de fumaça e cinzas) no funeral de Khal Drogo, onde os dragões nasceram e ela se tornou a Mãe dos Dragões;

- o cometa vermelho apareceu no céu, indicando o retorno dos dragões (Osha afirma para o Brandon que o cometa vermelho significa apenas um coisa: dragões), o que é uma alusão à parte da profecia que diz "quando uma estrela sangrar". 


Como podemos deduzir, a Daenerys possui quase todos os requisitos para ser o Azor Ahai, mas a parte envolvendo a Lightbringer ainda não parece se encaixar. Primeiro porque a Dany não luta com espada e sequer lembro de já a ter visto usando uma para começo de conversa. Segundo que quem será o seu grande amor que deverá morrer para que a espada seja criada? Drogo já morreu e ela nem se importava com o Daario.........talvez seu grande amor seja o Jorah? Não acredito que ela o ame de um jeito romântico, mas ela com certeza possui fortes sentimentos por ele........




Além de que, se o Azor Ahai  também for o príncipe prometido ("the SONg of ice and fire"), não sei como a Daenerys se encaixaria na profecia, uma vez que ela parece ter apenas o "lado do fogo".........


Jon Snow




A teoria "Jon Snow Azor Ahai" é uma das teorias mais populares sobre o assunto, uma vez que é a que mais faz sentido:


- ele nasceu sob uma estrela que sangrava, uma vez que o Ned Stark entrou na Tower of Joy com uma Dawn ensaguentada, que é a espada ancestral da Casa Dayne que foi forjada com uma estrela caída;

- ele é filho do gelo (Lyanna Stark) e fogo (Rhaegar Targaryen), então, se o Azor Ahai for também o príncipe prometido ("the SONg of ice and fire"), o Jon se encaixa na profecia;

- ele ressuscitou dos mortos, o que foi como um "renascimento" e havia fumaça (por causa da chama que estava acesa ali perto, onde a Melisandre inclusive queimou algumas mechas do cabelo de Jon) e sal (do sangue que foi limpado do seu peito ou talvez se refere às lágrimas dos que choraram pela sua morte);

- ele sempre teve um papel importante na questão dos White Walkers e faz sentido que ele tenha o papel mais importante na batalha. 


As únicas coisas que ainda não estão muito claras é a parte "despertar dragões de dentro de pedras" - o que pode ser uma alusão ao fato do Jon conseguir convencer a Daenerys a juntar-se a ele para lutar contra os White Walkers - e a parte relacionada à espada, que deve ser criada com a alma da sua amada..........

Bom, pode ser que a profecia não seja nem um pouco literal e que na verdade signifique que o Azor Ahai vai perder a sua amada durante a jornada para se tornar o herói que deverá ser. E foi isso o que aconteceu com o Jon: este escolheu o seu dever para com a Patrulha da Noite ao invés do seu amor pela Ygritte e indiretamente causou a morte desta por avisar Castle Black do ataque dos selvagens. 




Na verdade, o grande argumento contra a teoria "Jon Snow Azor Ahai" é justamente o fato de ser muito óbvia, palavra que não combina com o George Martin.........



O verdadeiro "SONg of ice and fire"




E se o Azor Ahai e/ou príncipe prometido for outra pessoa? Alguém fora da nossa "zona de conforto"? Conforme havíamos discutido, existe uma grande chance de que o Azor Ahai seja também o príncipe prometido........então, quem estamos procurando deve ser o "true SONg of ice and fire" (canção/filho verdadeiro do gelo e do fogo) e não acredito que o Jon Snow represente o gelo e o fogo tão bem. Afinal, a sua mãe Lyanna Stark não era uma representante tão importante do Norte............e o seu pai Rhaegar Targaryen também não era um líder tão importante..........


Eu acredito que o "true SONg of ice and fire" possui pais que são verdadeiro líderes e representantes de suas Casas........então, será que o Azor Ahai na verdade irá reincarnar (renascer) no filho da Daenerys com o Jon Snow? Os dois são verdadeiros líderes e representantes importantes do "lado do fogo" e do "lado do gelo" respectivamente............a Melisandre inclusive disse, enquanto assistia ao Jon Snow chegando na Pedra do Dragão, que "Eu fiz minha parte, eu juntei gelo e fogo". 




Além de que, o seriado já está indicando que os dois provavelmente irão se casar. Primeiro, temos a Dany falando para o Daario que ela não pode levá-lo para Westeros porque ela provavelmente terá que fazer alianças por casamento........

Agora vemos que o Jon Snow precisa encontrar uma maneira de fazer a Dany ser sua aliada, mas sem perder o apoio do Norte........talvez casamento seja a solução. Afinal, o povo do Norte odiaria ter uma garota Targaryen do Sul que eles sequer conhecem como Rainha, MAS se ela casar com o Jon e os dois governarem juntos, o pessoal do Norte não ficaria tão revoltado........

E acredito que o Sor Davos já está pensando nisso, ele inclusive teve aquela conversa bastante suspeita com o Jon, em que aquele pergunta "O que você acha dela?" e o Jon responde "Ela tem um coração bom"..........então, acredito que o Jon logo deve considerar a ideia de casamento..........




Aí você me pergunta: mas GOT não é um conto de fadas e seria muito patético se os dois se apaixonassem e tudo mais..........sim, concordo, seria muito patético se fosse um romance verdadeiro, mas por acaso alguém está falando em amor? Se eles acabarem se casando, será apenas por questões políticas.........

Mas aí você me pergunta de novo: só que se eles se casarem apenas por motivos políticos, eles não se envolverão fisicamente, então como que terão um filho? Bom, só porque não é amor verdadeiro não significa que eles não possar gostar um do outro.........e, se eles se casarem, é totalmente possível que acabem tendo relações sexuais.......

Sim, eu sei que o livro dá a entender que a Daenerys ficou infértil depois do ritual da bruxa para "trazer Khal Drogo de volta à vida", em que a Dany acaba pagando com a vida de seu filho........




No seriado, depois que o ritual acaba e a Dany vê o Drogo quieto e olhando para o nada, temos o seguinte diálogo:


When will he (Drogo) be as he was? —Dany asked

"When the sun rises in the west and sets in the east," said Mirri Maz Duur, "When the seas go dry and the mountains blow in the wind like leaves."


Tradução: 

"Quando ele (Drogo) será como era antes?" - Dany pergunta.

"Quando o sol nascer no Oeste e se por no Leste", disse Mirri Maz Duur, "Quando os oceanos secarem e as montanhas voarem no vento como folhas."




Mas no livro a fala de Mirri é um pouco mais longa. Além das três condições mencionadas acima, ela menciona uma outra:


" (...) When your womb quickens again, and you bear a living child. Then he will return, and not before." 


Tradução:

"(....) Quando o seu útero ficar ativo novamente e você der à luz a uma criança viva. Aí ele retornará, não antes."


Então, as coisas não ficaram muito claras...........o livro dá a entender que ela ficou estéril, mas o seriado não diz nada sobre isso........e o que podemos concluir? Bom, não acho que o livro e o seriado vão tomar um rumo diferente quanto a isso, porque é algo muito importante para ser mudado. Contudo, é possível que o seriado tenha omitido a indicação da infertilidade porque não é algo permanente. Talvez o Senhor da Luz vai curá-la e fazê-la capaz de engravidar de novo.........




Eu sei que você certamente têm outras duvidas, como: mas os White Walkers logo irão atacar Westeros, não haverá tempo para o filho da Dany e do Jon crescer e se tornar o Azor Ahai.........sim, mas vamos pensar sobre algumas possibilidades:


- é possível que o mundo fique um caos por muitos anos, dominado por White Walkers, e os humanos sobreviventes irão viver se escondendo do mal........sim, será algo parecido com o que acontece em The Walking Dead, mas claro que esse período não seria mostrado, a temporada terminaria com os White Walkers dominando tudo e a próxima temporada começaria aproximadamente vinte anos depois, quando o Azor Ahai já estivesse crescido o suficiente para cumprir o seu destino.

- É possível que a Dany não dê à luz a uma criança, mas sim a um ser não humano, um ser poderoso e iluminado que será o Azor Ahai..........acha que sou louca por dizer isso? Bom, considerando que a Melisandre deu à luz a uma sombra que matou o Renly Baratheon, acredito que é totalmente possível que a Dany dê à luz a um ser (não humano) poderoso e iluminado que será o Azor Ahai. 

- Talvez o Jon Snow seja o Azor Ahai, que irá derrotar os White Walkers e salvar o  mundo, e o seu filho com a Dany será o príncipe prometido ("the SONg of ice and fire"), que irá ter outro papel importante no futuro.......



Então é isso gente, esperto que tenham gostado do post. Não se esqueça de deixar seu comentário abaixo dizendo qual é a sua teoria favorita e nos conte sobre alguma outra teoria que você ouviu ou criou =)



Bjinhos de gelo e fogo,


Tati.


sexta-feira, 4 de agosto de 2017

Traição ou Timing Perfeito?! - GOT




Euron Greyjoy está me dando nos nervos. Eu realmente espero que a série nos dê uma boa explicação para o fato da frota do Euron sempre aparecer do nada e, nesse caso, no timing perfeito também. No meu último post comentei sobre a possibilidade de alguém no time da Daenerys estar a traindo e passando informações sobre o seu plano para o inimigo. Porém, muitas pessoas não acreditaram que há um traidor.........então, vamos fazer uma breve análise do que aconteceu até agora e tentar esclarecer um pouco as ideias:


- O ataque surpresa à frota dos sobrinhos Greyjoy  




A frota do Euron apareceu do nada e surpreendentemente atacou a frota dos sobrinhos, o que foi bem esquisito, não é?! Você pode até dizer que, como ele já sabia que a Daenerys estava na Pedra de Dragão, ele apenas foi com a sua frota para algum lugar lá perto, esperando por algum navio do inimigo aparecer.......

Sim, é possível, mas isso seria muito complicado, uma vez que seria difícil ficar muito tempo no mar, só esperando a frota do inimigo aparecer algum dia. Seria não apenas desgastante, mas também arriscado, afinal, não é fácil fazer com que uma frota tão grande como a do Euron fique desapercebida............o inimigo poderia descobrir e atacá-los ou encontrar outra maneira de destruir a ameaça.

Além de que, existe uma outra grande questão: o maior alvo do Euron era a Ellaria Sand, uma vez que ela seria o presente perfeito para a Cersei...........e como que ele sabia que a Ellaria estava com os seus sobrinhos para começo de conversa?! Você pode até dizer que eles atacaram os sobrinhos sem saber que ela estava lá, mas não parece que foi isso o que aconteceu. Preste atenção na cena: quando encontraram a Ellaria e a filha dela, eles já sabiam que deveriam capturá-las ao invés de matá-las. Eles claramente não foram pegos de surpresa quando as encontraram, o que mostra que eles já sabiam quem iriam encontrar lá.


- O timing perfeito para aparecer na costa perto de Casterly Rock e destruir os navios do inimigo




Você provavelmente irá dizer que não havia necessidade de haver um informante, porque a Cersei já presumia que o Tyrion iria planejar atacar Casterly Rock e, assim, ela mandou a frota do Euron para lá............sim, concordo, MAS como que você explica o timing perfeito? Quero dizer, a frota do Euron chegou lá no melhor momento: quando quase todo o exército de Imaculados já estava dentro de Casterly Rock, longe da costa..........

E por que isso é tão importante? Vamos pensar um pouco: o que teria acontecido se a frota do Euron tivesse chegado lá um ou dois dias depois? O exército teria tempo de tomar Casterly Rock e, depois que descobrissem que a maior parte do exército dos Lannisters não estava lá, os Imaculados (ou, melhor dizendo, a maioria deles, já que alguns iriam continuar em Casterly Rock para manter o local sob controle) iriam voltar para os navios e navegar de volta para a Pedra do Dragão.

Enfim, o que estou querendo dizer é: o timing perfeito foi o que garantiu o sucesso da armadilha que os Lannisters prepararam para o exército da Daenerys. Se a frota do Euron tivesse demorado mais um pouco para chegar, a armadilha não teria sido tão bem sucedida. E como que os inimigos poderiam saber o dia exato que os Imaculados iriam atacar Casterly Rock? A única explicação para isso é que alguém passou essa informação para eles...........

Você pode até pensar que a frota do Euron chegou lá muito antes e ficou simplesmente esperando por ali perto, aguardando a chegada dos Imaculados..........sim, é possível, mas aí voltamos naquela velha discussão: seria muito desgastante e arriscado fazer isso, principalmente porque a frota do Euron é muito grande para ser "escondida".




Então, é bem provável que alguém esteja traindo a Daenerys. Os traidores que eu considerava mais prováveis eram o Varys, a Melisandre e a Olenna, mas, depois de assistir ao último episódio, a Missandei passou a ser a minha maior suspeita. Foi muito estranha a reação dela quando o Sor Davos a perguntou de onde era, porque não conseguiu identificar o sotaque. Ela claramente ficou bastante desconfortável e se esquivou da conversa..........




Por que será que ela reagiu desse jeito? Será que ela já morou em algum lugar que ela não poderia revelar? Talvez algum lugar que poderia levantar a suspeita de uma possível ligação com algum inimigo? Talvez com o nosso queridinho Euron Greyjoy?!

Acho bem possível que ela seja a traidora, afinal, aquela conversa estranha com o Sor Davos não estava no roteiro por nada, afinal, tudo em GOT acontece por algum motivo (tirando a ceninha patética do Ed Sheeran rsrs). E, além de que, o Tyrion a apresentou para o Jon Snow como a conselheira MAIS confiável da Rainha, o que reforça que ela é uma traidora bastante improvável e, como bem sabemos, quanto mais imprevisível algo for em GOT, maiores são os motivos para suspeitar...........




Bjinhos conspiratórios,



Tati.


sábado, 29 de julho de 2017

Existe um traidor?! - GOT




Eu sou a única que acha que existe um traidor no "time" da Daenerys? É tão estranho que o Euron Greyjoy tenha atacado a frota dos seus sobrinhos assim de surpresa, não é? Acredito que tenha um traidor que passou informações sobre o plano da Dany de conquistar Westeros. E, claro, o traidor sabia do plano porque provavelmente o escutou. Vamos dar uma olhada na cena:



Não dá para ver muito bem aqui, mas já sabemos de alguns que estavam lá: Tyrion, Dany, Ellaria Sand, Olenna Tyrell, Yara e Theon Greyjoy.



Aqui podemos ver que o Theon Greyjoy está atrás da sua irmã e que o Varys e o Grey Worm estão ao lado da Olenna Tyrell. 



Também tem alguém ao lado do Tyrion........  



É a Missandei, intérprete da Daenerys.........


Então, podemos concluir que, de todos que escutaram o plano, Varys e Olenna são os traidores mais prováveis. Contudo, não parece haver uma razão para que a Olenna ajudasse a Cersei. Além de que, a Tyrell parecia realmente querer ajudar a Daenerys, chegou inclusive a aconselhá-la a não escutar o Tyrion, o que de fato parece ser um bom conselho, principalmente depois do que aconteceu com a frota da Yara e do Theon.........




Porém, também não parece haver uma razão pela qual o Varys trairia a Dany, principalmente depois desta tê-lo ameaçado.........mas a gente nunca sabe, né?! Talvez o Varys tenha se tocado de que a Mãe dos Dragões está ficando cada vez mais parecida com o seu pai, o Rei Louco, e mudou de ideia sobre ela ser a melhor opção para Westeros. Ou talvez o Varys tenha ficado com muita raiva da Dany por tê-lo ameaçado e quis destruí-la por isso, mas é um motivo muito estúpido para traí-la agora........




Pode ser que o Varys nunca quisesse que a Dany fosse rainha. É possível que ele estivesse tramando nas suas costas desde o começo.........mas por qual motivo? O que se passa em sua cabeça? É possível que ele queira que outra pessoa sente no Trono de Ferro? Jon Snow, talvez? É possível, mas não sei como destruir a Dany agora iria ajudá-lo em seu plano conspiratório........

E, claro, tem grandes chances de que o traidor não seja ninguém da cena. Talvez alguma outra pessoa estivesse escondida lá, secretamente escutando o plano. Pode ser que a Melisandre - lembrando que esta já havia chegado lá quando eles estavam discutindo sobre o plano - escutou tudo e traiu a Daenerys por algum motivo.........talvez ela queira que o Jon Snow seja rei e enfraquecer a Dany irá ajudar o seu plano secreto de alguma forma..........

Enfim, está tudo muito confuso por enquanto. Tudo o que podemos fazer agora é esperar por respostas...........



Bjinhos conspiratórios,


Tati.


Como conquistar a Cersei - GOT




Por que dar um anel de diamantes para a sua amada quando você pode capturar os inimigos dela, não é mesmo?! rsrsrs Devo dizer, odeio o Euron Greyjoy, mas ele realmente sabe como deixar a Cersei feliz. É inacreditável como o cara aparece do nada no seriado, mata o Rei Balon Greyjoy e acaba fazendo um grande estrago nos planos da Daenerys de conquistar Westeros. Não sou muito fã da Dany e nem quero que ela tenha um final feliz, mas espero que ela seja rainha por algum tempo. Vai ser bem divertido vê-la se tornando uma "Rainha Doida", assim como o seu pai.

E, claro, também estou cansada de ver os Lannisters no poder, já passou da hora do reinado deles acabar. Além de que, fiquei triste pela Yara e pelo Theon Greyjoy, gosto muito deles. A única coisa boa nisso tudo é que a Ellaria Sand finalmente vai pagar pelo que fez com a Myrcella, a única dos três filhos de Cersei de quem já gostei.

Enfim, eu realmente espero que a Ellaria sofra bastante, mas estou torcendo para que a Yara consiga escapar viva (o que provavelmente não irá acontecer) ou, pelo menos, que tenha uma morte rápida e não tão dolorosa. E o que dizer sobre a Tyene Sand? Bom, não gosto dela, mas também não tenho nada contra. Acho que seria interessante se ela conseguisse sobreviver e acabasse ficando com o Bronn...........lembra daquela cena super sexy e dramática em Dorne?




E, por fim, temos o nosso queridinho Euron Greyjoy. O que será dele? Bom, nós sabemos muito bem que personagens desprezíveis como ele acabam tendo uma morte horrível. Eu realmente espero que a Cersei mate-o quando ele não for mais necessário.



Bjinhos cerserianos,


Tati.


Destino de Arya - GOT




Uma cena tão linda, não é?! Infelizmente quase todo mundo (inclusive eu) não entendeu o que queria dizer de primeira. Depois que li sobre o assunto, assisti à cena novamente e foi ainda mais emocionante.

No caso de você ainda não saber, a fala "Não é você" é uma referência à primeira temporada, em que o seu pai, Ned Stark, falou sobre o tipo de vida que ela poderia ter se casando com um lord, mas a Arya simplesmente respondeu que "Não, essa não sou eu". Na mesma temporada, Nymeria atacou o Joffrey para defender a sua dona, mas a Cersei iria matá-la por isso. Então, a Arya forçou sua loba a fugir para salvá-la (clique AQUI para ver o post completo). 

O tempo passou e Nymeria criou o seu próprio caminho, aprendeu a ser selvagem, encontrou amigos e construiu uma nova família.........ela não poderia simplesmente abandonar tudo isso e voltar a ser o animal de estimação de alguém. Essa não seria ela.........Arya entendeu a escolha, apesar de ter ficado com o coração partido.

É uma mensagem muito linda, não é?! Mas uma coisa não parece se encaixar: Nymeria é livre e selvagem, mas não acabou sozinha, encontrou amigos e construiu sua própria família (alguns daqueles lobos provavelmente eram seus filhotes)..........será que isso foi uma pista sobre o futuro de Arya? Talvez esta tenha o mesmo destino de sua loba, será "selvagem" e livre, mas não ficará sozinha.

Eu realmente espero que aconteça isso, afinal, você pode muito bem ser uma mulher poderosa e independente e ainda assim se casar e ter uma família =)



Bjinhos aryanos,


Tati.


sábado, 22 de julho de 2017

Teoria da Cura para Escamagris - GOT




O que vocês acham da teoria sobre o vidro de dragão ser a cura para escamagris? Na verdade, eu nem considero como uma teoria, para mim é praticamente um spoiler.........claro que vai ser isso! Afinal, Jorah "conheceu" o Sam - que irá estudar sobre o vidro de dragão, incluindo suas propriedades medicinais - e sabemos perfeitamente que nada em GOT acontece sem ter alguma razão por trás.

Além de que, foi o vidro de dragão que impediu que Benjen Stark se transformasse em um White Walker, o que indica que talvez possa conter outras doenças também. Outra forte evidência é que a Princesa Shireen Baratheon foi curada de escamagris de alguma forma, e ela foi criada na Pedra do Dragão, o lar ancestral da Casa Targaryen e que contém uma grande quantidade de vidro de dragão.

Conforme havia dito, tenho quase certeza que essa teoria será verdadeira, mas confesso que estou um pouco desapontada. Pensei que a cura seria algo mais surpreendente. Parece que o vidro de dragão é responsável por tantas coisas - criação dos White Walkers e paradoxalmente a cura para não se tornar um, cura para escamagris e provavelmente para outras doenças também - que já está ficando meio chato. 



Bjinhos Targaryanos,


Tati.

     
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...