quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

Rey é uma Palpatine? - Star Wars




Movimento frontal de ataque, o sotaque dos habitantes do Núcleo, o fato de o lado negro ser bem forte na Rey, o possível significado de seu nome e as cenas do trailer de Os Últimos Jedi...........seria tudo isso prova de que a Rey é uma Palpatine? Bora discutir cada um desses tópicos:



Movimento frontal de ataque




Um dos principais argumentos dos que defendem essa teoria é o de que a Rey e o Palpatine parecem ser os únicos que usam esse movimento frontal de ataque. Nós vimos a Rey fazendo esse movimento durante a sua luta com o Kylo Ren e vimos o Palpatine o fazendo no Episódio III, ao atacar o Mace Windu e os outros Jedi..........mas isso não quer dizer muita coisa. Afinal, a maneira que você luta (assim como outras coisas que você faz no seu dia a dia, como a maneira de pegar no lápis, por exemplo) não é algo genético........

Você pode dizer que a Rey é uma Palpatine e, assim, ela foi ensinada a lutar dessa maneira (quando era bem pequena, antes de ter sido deixada com o Unkar Plutt) porque esse é o estilo único da sua família lutar e ela aprendeu a lutar assim........

Bom, não creio que a Rey já tenha lutado com um sabre de luz antes, uma vez que as palavras do Obi-Wan durante suas visões no Episódio VII ("esses são os seus primeiros passos") indicam claramente que a Rey nunca teve um treinamento propriamente dito.

Então, tudo o que ela faz com o sabre de luz é baseado nas habilidades que adquiriu usando o seu bastão em Jakku. Ela provavelmente se auto ensinou a lutar com o bastão para poder se proteger de qualquer um que quisesse lhe fazer mal. Então, a única técnica de luta que tinha foi a que ela desenvolveu usando seu bastão, é por isso que usou o sabre da mesma maneira que usaria seu bastão. 




Além de que, só porque a Rey e o Palpatine têm um jeito parecido de lutar com um único sabre, não significa que eles tenham o mesmo estilo de luta. Nós vimos o Palpatine lutar com dois sabres na série animada The Clone Wars (que é uma história oficial), em que ele obviamente usa uma coreografia diferente da que usa quando luta com apenas um sabre. Então, se vamos comparar estilos de luta, temos que ver a performance da Rey em outros tipos de situação.



A Rey tem o sotaque dos habitantes do Núcleo




Outro argumento bem forte é o que diz respeito ao sotaque da Rey. Temos razões para acreditar que os produtores propositalmente deixaram a Daisy Ridley falar com o sotaque britânico, uma vez que o John Boyega (que interpreta o Finn) também possui o sotaque britânico em seu jeito natural de falar, mas atuou sem o sotaque. 

No universo Star Wars, esse sotaque é típico dos habitantes dos planetas do Núcleo..........então, isso pode indicar que a Rey foi criada em um desses planetas ou em algum lugar perto do Núcleo ou por pessoas que vieram deste. E, como sabemos, o Palpatine passou boa parte da vida morando em Coruscant (um planeta do Núcleo que foi a Capital da República e depois do Império), é por isso que algumas pessoas defendem que isso seja um forte indicativo da origem da Rey.

Sim, pode ser que seja de fato uma indicação de que ela seja uma Palpatine, mas não é uma prova muito forte, uma vez que ela pode muito bem ter sido criada em um planeta do Núcleo ou por pessoas que vieram deste mas sem ter nenhum parentesco com o Palpatine. Além de que, é possível que a Rey não deveria ter sotaque.......talvez a Daisy Ridley não conseguiu atuar bem sem o sotaque e, para não prejudicar o filme, deixaram ela falar do jeito que ficasse melhor para a sua atuação, mesmo sabendo que os fãs iriam questionar sobre isso. 



Rey está na "parte obscura" do pôster de O Despertar da Força




Algumas pessoas acreditam que o pôster de O Despertar da Força indica que a Rey é uma Palpatine porque o lado negro é bem forte nela, uma vez que ela foi propositalmente colocada do mesmo lado que o Kylo Ren.........

Primeiramente, não dá para presumir de que há indicação de alguma coisa, talvez o propósito foi apenas o de colocar em evidência a rivalidade entre Kylo e Rey, mostrar aos fãs de que poderiam esperar muitas cenas de confronto entre os dois no Episódio VII, o que de fato aconteceu.........

Pelo que vi, os pôsteres de Os Últimos Jedi não colocaram a Rey no mesmo lado do Kylo Ren, como esse aqui.........




E esse outro aqui...........




Então, esse argumento não é nem um pouco sólido. Além de que, não estou negando de que o lado negro seja forte nela. Pelo contrário, realmente acredito que seja, mas isso não significa que ela seja uma Palpatine, que é o que iremos discutir no próximo tópico. 



O lado negro é bem forte na Rey 




Os defensores da teoria dizem que o lado negro é bem forte na Rey, o que fica bem claro na cena em que ela derrota o Kylo Ren na luta..........nesse momento (de acordo com o livro O Despertar da Força, que é um livro oficial), uma voz misteriosa diz para ela matá-lo, e alguns acreditam que é o Palpatine falando com sua neta e tentando atraí-la para o lado negro da Força, do mesmo jeito que fez com o Anakin, incentivando-o a matar o Dooku ("mate-o.........mate-o agora........agora!") no Episódio III. 


Tradução da primeira frase do segundo parágrafo: "Mate-o, disse uma voz dentro de sua cabeça".


Sim, de fato são situações bem parecidas, mas não quer dizer muita coisa. Afinal, a maneira mais eficiente de atrair alguém para o lado negro com certeza é encorajando a pessoa a cometer assassinato. Consequentemente, as "falas de incentivo" não mudarão muito..........




Além de que, como que o Palpatine poderia falar com a Rey se ele já tinha morrido? Por acaso ele teve a sua mente preservada e se tornou algum tipo de fantasma do lado negro da Força? Duvido muito. 

Então, essa voz incentivando a Rey a matar o Kylo não era de uma pessoa, mas apenas uma voz obscura dentro dela mesma. Afinal, está claro que as pessoas sensitivas à Força (principalmente as mais poderosas, com a Rey) são mais susceptíveis de serem atraídas pelo lado negro..........

Anakin, por exemplo, foi incentivado por uma voz dentro dele a matar o Dooku, o que acabou fazendo. O Palpatine o encorajou, claro, mas com certeza havia uma voz muito mais forte dentro do garoto, o coagindo a matar e ele não conseguiu resistir. 




O Luke também foi incentivado por uma voz obscura dentro dele quando derrotou o seu pai na luta e teve a chance de matá-lo...........ainda que o Palpatine estivesse o encorajando com palavras, com certeza havia uma voz muito mais tentadora dentro do Luke tentando corrompê-lo..........mas ele conseguiu resistir a essa tentação e escolheu a luz, diferentemente de seu pai Anakin.

Concluindo, o fato de o lado negro ser forte na Rey não quer dizer muita coisa. É apenas algo comum que todos as pessoas sensitivas à Força, principalmente os mais poderosos, têm que lidar vez ou outra.  



O significado do nome da Rey




O nome da Rey também é um forte argumento dos que apoiam a teoria, uma vez que nomes em Star Wars costumam ter um significado: "Darth Vader" significa "dark father/pai obscuro"; "Luke" é um nome que vem da palavra em latim "lux", que significa "luz"; "Yoda" pode ter vindo tanto da palavra em Sânscrito "Yoddha", que quer dizer "guerreiro", quanto da palavra em Hebraico "Yodea", que quer dizer "aquele que sabe"........

Tendo isso em mente, muitas pessoas argumentam que, assim como "Vader" é um termo holandês para "pai", "Rey" é um termo espanhol para "Rei", um governante monarca que lembra um Imperador, o que pode ser um indicativo do parentesco da Rey com o Imperador Palpatine.

Bom, eu acredito que o nome da Rey tenha algum significado, e pode ser que seja mesmo algo relacionado com a palavra "Rei", mas isso pode se referir ao fato de que ela irá ter um papel político importante na galáxia, não por ser uma Palpatine, mas por ser tão poderosa que vai acabar tendo um papel de liderança muito importante. 



O Palpatine tinha uma família?




Se a Rey é a neta do Palpatine, então quer dizer que ele tinha uma família? Bom, uma ideia interessante que eu já ouvi falar é a de que a Rey tem algumas semelhanças com a Padmé, que era nativa de Naboo.........e como a Padmé tinha um bocado de dublês que se pareciam com ela, podemos presumir que as mulheres de Naboo tendem a se parecer uma com a outra em termos de características físicas........




Então, de acordo com essa teoria, é possível que o Palpatine, durante o tempo em que viveu em Naboo (relembrando que ele nasceu lá), se casou com uma mulher de lá e teve filhos com ela, uma vez que queria ter herdeiros que continuassem seus planos depois de sua morte. 

É uma ideia meio maluca, mas até que faz sentido. Afinal, se o próprio Anakin se casou secretamente, é possível que o Palpatine tenha feito o mesmo, principalmente porque ele não era um Jedi e não tinha um Código a seguir.........mas é difícil imaginar o Palpatine investindo tempo e dedicação para construir uma família, não parece ser algo com que ele quisesse perder o seu precioso tempo. 

Mas nunca se sabe, não é? É possível que ele via sua família como um meio importante de continuar seu plano de conquistar a Galáxia..........o que é, de fato, um bom motivo, não é?!




Mas ainda que tenha uma certa chance de que o Palpatine tenha tido uma família e de que a Rey seja parente dele, ainda há muitas perguntas sem resposta: cadê a família do Palpatine? E por que a Rey foi parar em Jakku? É possível que a Nova República quisesse matar todos os descendentes do Palpatine depois da queda do Império? É por isso que os pais da Rey decidiram esconder a sua filha em Jakku, para protegê-la? 

Devo confessar que há maneiras bem interessantes de justificar o porquê do Palpatine ter tido uma família e como a origem da Rey a levou a ser escondida em Jakku...........mas pode ser que seja um pouco complicado para os roteiristas encaixarem todos os detalhes e não deixarem passar algum furo............



Os poderes da Rey foram liberados pelo lado negro 




A que tudo indica, os poderes da Rey foram "liberados" quando o Kylo Ren tentou ler a sua mente usando um poder maligno e afetando a cabeça dela............algumas pessoas acreditam que é uma prova de que ela é uma Palpatine, uma vez que o lado negro que aparentemente liberou seus poderes.

Bom, eu realmente acredito que foi o Kylo Ren quem liberou seus poderes, mas isso não quer dizer muita coisa. Afinal, é possível que tenha sido apenas um mecanismo de defesa de seu corpo, que reagiu a uma situação de desafio e de risco............não porque o lado negro "goste" dela por ser uma Palpatine. 



Kylo Ren parece conhecer a Rey 




No livro O Despertar da Força, o Kylo Ren diz "é você" quando a Rey atrai o sabre de Luke para si na cena de luta entre ela e o Kylo. Então, parece que ele conhece a Rey de alguma forma e há várias teorias sobre isso, incluindo as que tentam relacionar isso ao fato de ela ser uma Palpatine. 




Algumas pessoas defendem que o Snoke estava tentando encontrar a Rey há anos, sem sucesso. Talvez ele soubesse dela porque ouviu rumores de que a neta do Palpatine ainda estava viva e escondida em algum lugar..........e o Kylo certamente sabia disso e estava tentando ajudar seu mestre a encontrar a garota..........




Essa teoria justifica inclusive a fala curiosa de Kylo ("que garota?") na cena em que o guarda fala que o Finn e uma garota fugiram com o droide. Parece que o Kylo já estava suspeitando de algo............e na cena em que ele conta para o Snoke que a Rey é poderosa com a Força, o Snoke fala para trazer a menina até ele, como se já estivesse suspeitando de que a garota era quem estava procurando.......

E na cena de luta entre a Rey e o Kylo, este diz "é você" (temos que considerar que realmente aconteceu, uma vez que é um livro oficial) porque por algum motivo - talvez tivesse visto aquela cena em alguma visão -  ele confirma que a Rey é a pessoa quem estava procurando. É por isso que ele fala para ela, durante a luta, que pode ajudá-la.............algumas pessoas acreditam que ele falou isso porque sabe como a união entre um Palpatine e um Skywalker é poderosa.........

Sim, pode ser que essa teoria seja verdade, mas é possível que o Kylo Ren já soubesse, pelas visões que teve antes, o quanto a Rey era poderosa com a Força, e é por isso que ficou tão interessado em atraí-la para o seu lado, afinal, o lado negro tende a ser forte nas pessoas mais poderosas com a Força.



Efeito sonoro comum nas cenas do Palpatine e da Rey 




Na primeira cena do trailer de Os Últimos Jedi, quando a Rey acende o sabre de luz, há um efeito sonoro bastante parecido com o que ouvimos no Episódio III, quando o Palpatine acende o sabre de luz e ataca o Mace Windu e os outros Jedi.

Em O Despertar da Força, esse efeito sonoro também está presente no começo das visões da Rey.......




Então, muitas pessoas defendem que o efeito foi propositalmente colocado nas cenas da Rey para indicar que ela é uma Palpatine.

Bom, acredito que esse efeito está presente nas cenas da Rey por alguma razão, mas isso não significa que ela seja necessariamente uma Palpatine. Talvez o efeito sonoro esteja apenas indicando que a Rey está sendo (ou ainda será) bastante atraída para o lado negro, não por ser uma Palpatine, mas porque o lado negro é mais tentador nas pessoas mais poderosas com a Força, conforme já discutimos antes.


 
Luke se assusta com a força bruta de Rey




Conforme podemos ver no trailer, o Luke estava bem assustado com o poder da Rey, inclusive diz que apenas viu tamanha força bruta apenas uma vez...........mas de quem ele estava falando? Alguns defendem que ele estava falando do Palpatine, uma vez que teve uma amostra do poder do Darth Sidious ao ser atacado pelos seus raios no Episódio VI. Sendo assim, o Luke está assustado com a Rey, porque sabe que ela pode facilmente se converter para o lado negro e, assim, a galáxia teria um novo Palpatine.

Tenho sérias dúvidas de que o Luke estava se referindo ao Palpatine quando disse que já tinha visto "tamanha força bruta apenas uma vez". Afinal, quando confrontou o Darth Sidious, este já era um lutador bem experiente e, assim, o Luke não sabe o quão poderoso ele era antes de receber algum tipo de treinamento (sua força bruta).




Você pode argumentar que o Luke estava falando do seu pai, o Anakin..........mas aí temos o mesmo problema: quando confrontou o seu pai, este já era um lutador bem poderoso, então, o Luke nunca viu pessoalmente (apenas ouviu falar sobre) como era a força bruta de Anakin.

Talvez o Luke estivesse falando do Kylo Ren? Bom, pelo que vimos em O Despertar da Força, o Kylo não parece ser tão poderoso com a Força quanto a Rey..........

Também é possível que o Luke estivesse se referindo a alguém que ainda não conhecemos...........o jeito é esperar para ver, né?!



O Snoke espera que a Rey cumpra o seu destino




No começo do trailer de Os Últimos Jedi, escutamos o Snoke conversando com alguém, que deduzimos ser a Rey, uma vez que ele fala sobre um "poder bruto e incontrolável", e alguns momentos depois vemos o Luke conversando sobre a força bruta dela.........

E mais tarde no trailer vemos o Snoke falando que a Rey deve cumprir seu destino...........mas que tipo de destino ele espera que ela cumpra?




Algumas pessoas acreditam que ele quer que a Rey continue o que Palpatine começou, provavelmente porque ele consegue sentir que ela é a neta do Darth Sidious, ele consegue sentir que o lado negro é bem forte nela, mais do que em qualquer outra pessoa, inclusive no Kylo Ren.

De fato, essa fala ("você deve cumprir o seu destino") é bem confusa, mas, como já discutimos várias vezes neste post, o fato de o lado negro ser forte na Rey não significa que ela seja uma Palpatine, pode ser que o lado negro seja simplesmente mais forte nos que são mais poderosos com a Força........e uma vez que a Rey é especialmente poderosa, o lado negro é bem mais intenso nela do que em qualquer outro usuário da Força, inclusive nos que são poderosos com a Força, como o Luke e o Kylo Ren.




É isso gente, como vocês devem ter percebido, eu acredito que a Teoria Rey Palpatine pode ser verdadeira, mas não é a minha teoria preferida. Considero que a teoria das Criações do Lado Negro é bem mais intrigante e se encaixa bem melhor na história. Clique AQUI para checar o post!




Bjinhos Obscuros, 


Tati.

   

7 comentários :

  1. Quem teler isso em 2019. Filme estreia essa semana e vai selar essa teoria com chave de ouro. Quero ver ela soltando raios pela mão...

    ResponderExcluir
  2. Parebén vc entende muito de Star Wars

    ResponderExcluir
  3. Tati Figueiredo se estiver lendo isso você é GOD

    ResponderExcluir
  4. Sei que é tarde em falar,mas você acertou em todos os detalhes sem saber como seria o fechamento da saga A Ascensão Skywalker suas deduções e conclusões!

    Hoje vejo que JJ Abrams fala sério em trazer o imperador quando ele já pensava no primeiro filme.E a Rey ser um projeto genético da mesma forma Snoke para seu ideias egoísta:ser eterno ao que um sith não conseguiu....

    Agora aceito o filme do desfez

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...