sábado, 21 de fevereiro de 2015

Gone Girl: Análise Crítica (SEM SPOILERS)


Imagem da autoria de Tati Figueiredo

Pois bem, o Oscar 2015 está chegando (dia 22 de fevereiro, para quem não sabe) e Gone Girl (ou, para quem prefere o título em português, “Garota Exemplar”) ficou de fora da categoria “melhores filmes” (e Interstellar também, para a minha tristeza) o que não agradou a muitos críticos. Estes, no geral, elogiaram bastante o filme, alegando se tratar de algo genial, uma grande obra prima e verdadeira amostra do que é cinema de qualidade. Enfim, não sou ninguém para ficar debatendo com eles (afinal, eles entendem do assunto zilhões de vezes mais que eu), mas, na minha humilde opinião, não achei que foi um filme merecedor de um Oscar. Não estou dizendo que foi ruim, gostei sim da trama, mas não me apaixonei por ela (diferentemente de Interstellar, que foi amor aos primeiros minutos <3 ).
Confesso que nem sabia da existência do filme (e do livro) Gone Girl até assistir a uma vídeo análise (feita pelo meu crítico de cinema favorito) sobre a trama. Ele não contou nenhum tipo de spoiler comprometedor, apenas o básico: Nick Dunne (Ben Affleck) conhece Amy (Rosamund Pike), se apaixona por ela e os dois se casam; cinco anos depois, quando eles estavam à beira do divórcio, Amy desaparece no dia do quinto aniversário de casamento do casal e Nick avisa o acontecimento à polícia, que começa a investigar o caso. Saber disso já me deixou extremamente interessada em assistir, porque adoro histórias de suspense policial, investigação......qualquer coisa relacionada. Porém, conforme o crítico ia falando, pude perceber que a história parecia ser muito mais que a simples (ou melhor, nada simples rsrs) investigação do desaparecimento da moça, o que me deixou ainda mais empolgada.
Pois então assisti a Gone Girl. Gostei muito do começo: o desaparecimento, o mistério, a investigação policial, o ambiente sombrio (que persiste por toda a trama).......só que depois o filme muda um pouco de foco e, na hora, não gostei muito disso (claro que vai do gosto de cada um, sei de gente que estava achando o filme um saco até então e só começou a gostar depois dessa mudança), mas fui me acostumando aos poucos. Assim que terminei de assistir, pensei: “legal, mas não foi como eu imaginava que ia ser.......”
Depois de algum tempo refletindo comigo mesma, vi que estava sendo imatura de analisar o filme pelo que eu queria que ele fosse, ao invés de analisá-lo pelo que ele é de fato. Então, comecei a pesquisar mais detalhes sobre a trama na Internet e fui ficando cada vez mais intrigada! Percebi que a história esconde muitos outros mistérios (além dos destrinchados ao longo do filme) que rendem teorias bem interessantes (pretendo fazer um post sobre isso em breve).
Enfim, se trata de um filme bem intrigante e, apesar de não achar que seja uma obra prima, vale muito a pena assistir (ah, esqueci de falar: pelo que li em outros blogs, as diferenças entre o filme e o livro foram bem poucas e nada de muito relevante, incluindo o final) e, se acontecer com você o que aconteceu comigo, de se desapontar por não ser o que estava esperando, tente fazer que nem eu: encare a história pelo que ela é e não pelo que você esperava que fosse, só assim você vai se permitir envolver mais na trama e se intrigar com os mistérios que ela esconde.
Então é isso gente, espero mesmo que tenham gostado. Deixem as suas críticas e observações nos comentários (mas evitem spoilers e, se tiver, avisem por favor). Também não se esqueça de deixar o link do seu blog, fan page, Google +........retribuo inscrições e curtidas, é só me avisar! Ah, para quem ainda não assistiu a Interstellar, não perca o meu post Interstellar: AnáliseCrítica (SEM SPOILERS) e, para você que já assistiu e quer saber mais sobre esse filme sensacional, não perca os posts Interstellar: Análise Crítica (COM SPOILERS) e Interstellar: Possíveis Teorias.



Bjs, Tati.


2 comentários :

  1. Oi, Tati. Eu não vi o filme (ainda), mas estou lendo o livro. Confesso que, como você, fiquei meio decepcionada. Comecei a ler o livro super empolgada com o suspense que ele prometia, mas o ritmo da leitura não está conforme minhas expectativas. Ainda estou pela metade rsrs. E já emendei outros dois livros com a leitura desse; resultado, terminei os outros e o garota exemplar ficou :( Estou querendo assistir ao filme para ver se minha leitura deslancha haha. Bjs

    http://issorendeumahistoria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Helia, vc deve ser mais ou menos q nem eu. Gosta mais de histórias de suspense e investigação e tal.....Gone Girl tem isso, mas não da maneira como promete q é. Enfim, eu mesma não tenho interesse de ler o livro, mas acho interessante ficar imaginando teorias para os mistérios da trama rsrs espero fazer um post sobre isso em breve! Bjssss

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...