sábado, 13 de dezembro de 2014

Jogos Vorazes: A Esperança Parte 1 - Análise Crítica (SEM SPOILERS)


Imagem da autoria de Tati Figueiredo

Não vou mentir. Até pouco tempo atrás, a única coisa que eu sabia de Jogos Vorazes era que os personagens participavam de campeonatos em que eles tinham que lutar até a morte para garantir a sua sobrevivência. Saber disso já me desanimou, porque não gosto muito de filmes de ação. Há cerca de um mês atrás, porém, começou a despertar em mim um certo interesse pela história. Eu estava assistindo a um vídeo de uma das minhas youtubers favoritas e, de repente, ela começou a falar do filme e contou um pouco do enredo: é sobre um país composto por vários distritos em que as pessoas trabalham muito para sustentar a Capital e esta promove anualmente os Jogos Vorazes, que é uma forma de castigar as pessoas por uma revolta que aconteceu anos atrás, bem como reprimir novas revoltas. Para definir quem vai participar dos jogos, são sorteados uma garota e um garoto, entre doze e dezoito anos, de cada um dos distritos e os selecionados participam de uma batalha onde devem lutar até a morte, sendo que apenas um sobreviverá. No dia do sorteio, a irmã mais nova da protagonista Katniss é escolhida para participar dos jogos, mas ela se oferece para ir no lugar da irmã. O outro sorteado do distrito é o Peeta......

Com essas informações em mente e intrigada com o pouco que sabia da história, fui assistir a Jogos Vorazes: A Esperança - Parte 1. Algumas pessoas tentaram me convencer de que eu deveria assistir aos dois primeiros filmes antes, porque senão iria ficar sem entender nada, mas optei por confiar apenas nas explicações da minha querida youtuber........e deu certo! Claro que não foi possível entender todos os mínimos detalhes, mas, no geral, consegui entender super bem. E gostei muito. Fiquei feliz de não ter muitas cenas de ação, porque, como eu disse, não sou muito fã de filmes assim. Gostei muito da atmosfera de rebelião e revolução –  talvez porque vivo em um país onde o povo precisa aprender a lutar pelo que quer de uma maneira mais eficiente –  e achei bem inteligente o jogo de manipulação feito pelo Presidente Snow através de Peeta.

Senti uma certa curiosidade de assistir ao segundo filme, não só pelo fato de ter lido vários comentários em que as pessoas disseram ser o melhor dos três, mas também porque, no terceiro filme, os personagens fizeram referências a algumas cenas do anterior (principalmente no que diz respeito à parte final), o que me intrigou bastante. Não tenho muita vontade de assistir ao primeiro da série porque muitos falaram que foi mal dirigido e que é o pior dos três, mas há quem discorda e considera que o terceiro é o pior de todos.

Dentre as críticas negativas a Jogos Vorazes: A Esperança - Parte 1, muitos batem na tecla de que não havia necessidade de dividir em dois e que, por isso, a primeira parte ficou muito "parada" e sem graça, sendo que a verdadeira ação ficou para o último filme. Talvez não houvesse real necessidade de fazer essa divisão, mas acredito que, para quem não leu os livros –  e, no meu caso, sequer viu os primeiros filmes – , foi vantajoso ter uma parte a mais, porque assim a história pode ser contada mais detalhadamente, os personagens podem ser mais bem explorados e o filme não precisa ficar tão longo e cansativo. Lendo alguns comentários de pessoas que leram os livros, percebi que muitos defenderam essa divisão em partes, sob o argumento de que, assim, a história será melhor retratada.

Outra crítica também frequente é com relação à atuação da Jennifer Lawrence, que, para muitos, não foi tão boa quanto nos outros filmes. Dentre as cenas mais criticadas, destaca-se a do discurso verdadeiro (depois de assistir ao filme vocês vão entender o porquê de eu ter chamado assim) da Katniss. O propósito do discurso era servir de "propaganda" para motivar mais pessoas a aderirem à rebelião, mas, para muitos críticos, a atuação da atriz não foi muito comovente. De fato, não achei que foi brilhante a ponto de me emocionar, mas não foi ruim. Outro alvo de críticas foram as cenas em que a protagonista demonstrava todo o seu amor e preocupação com Peeta. Muitos alegam que esse amor dela por ele não "convence", mas eu não colocaria dessa maneira. 

É bastante perceptível que a preocupação dela é real e que a ligação dos dois é muito forte. Afinal, eles eram parceiros de sobrevivência durante os jogos e só uma pessoa muito fria seria capaz de viver uma experiência dessas com alguém e não sentir absolutamente nada por ela. Enfim, o que eu quero dizer é: a ligação dos dois existe e pode até ser que ela o ame de verdade, mas não necessariamente é um amor do tipo que se apaixona pela pessoa. É mais provável que seja apenas um amor fraternal (até porque, convenhamos né meninas, o Gale é muito mais gato que o Peeta rsrsrs). Lendo os comentários de quem leu os livros, percebi que muitos consideram que a atuação da Jennifer Lawrence não foi ruim, que o problema estava na própria personagem. A Katniss, de acordo com os referidos comentários, estava realmente muito perturbada nessa parte da história e o amor dela por Peeta não "convence" porque é assim que tem que ser: ela não sabe ao certo o que sente por ele.

Uma última observação que eu gostaria de fazer é com relação ao final do filme, que, segundo os críticos, deveria ter acabado cinco minutos antes, em uma cena absolutamente chocante, o que deixaria as pessoas desesperadas de ansiedade para assistir à continuação.......mas não foi o que aconteceu. Os cinco minutos posteriores explicaram o que aconteceu nessa tal cena, desperdiçando uma oportunidade única de finalizar o filme de uma maneira surpreendente e impactante. Quando assisti à cena, não pensei nisso, mas depois que li as críticas, concordei completamente com o que disseram.

Enfim, não amei o filme a ponto de estar louca de ansiedade para o lançamento do próximo, mas gostei muito da história e com certeza vou assistir à última parte. Como eu disse, para você que não leu os livros – ou que sequer viu os primeiros filmes   super compensa assistir à primeira parte. Talvez seja meio "parado" e sem graça para quem gosta de muita ação, mas acredito que compensa assistir mesmo assim. Já você que, como eu, curte uma dose mais leve de ação, um ambiente de revolta intrigante e um pouco de manipulação psicológica, certamente vai gostar muito de Jogos Vorazes: A Esperança - Parte 1.


Então é isso gente, espero que tenham gostado!

Bjs, Tati.    


Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...