terça-feira, 11 de agosto de 2015

Cidades de Papel - Análise Crítica (SEM SPOILERS)




Oi gente, hoje vou fazer uma breve análise de “Cidades de papel” (Paper Towns), que eu assisti há algum tempinho no cinema (sei que estou atrasada na resenha, me desculpem por isso). Como a maioria de vocês já devem saber, é baseado na obra literária de John Green, o mesmo autor de “A culpa é das estrelas” (The Fault in Our Stars). Confesso que não li o livro, mas, pelo que andei pesquisando, me parece que o filme não se destoou muito da história original. Podem me corrigir se eu estiver enganada.......
Enfim, eu realmente não sabia quase nada da trama. E, assistindo ao trailer, acreditei que seria uma história cheia de suspense, com enigmas para se resolver, situações complexas para se investigar, mistérios a serem desvendados..........em outras palavras, achei que seria algo ao estilo Dan Brown, só que inserido no universo teen.
Conforme fui assistindo ao filme, porém, vi que não era bem o que eu estava esperando. Teve sim mistério, investigação, enigmas, só que de uma maneira beeeeeem mais light do que eu imaginava que seria. A tensão da narrativa ficou bem diluída em meio a outros dramas típicos do mundo teen: aquela velha questão de estar excluído do grupo popular da escola; insegurança de perder a virgindade; problemas de auto confiança e preocupação excessiva com o que os outros pensam; receio do futuro, de ir para a faculdade e se afastar dos amigos.......ou seja, está mais para uma história típica de adolescentes, só que com um pouco de mistério, do que para uma trama de mistérios com alguns elementos do universo teen.
A parte final da história concretiza de vez o que eu já estava suspeitando: o objetivo do filme, de fato, era outro. Confesso que saí do cinema bem desapontada, mas, refletindo melhor depois, percebi que não deveria julgá-lo por não ser o que eu esperava que fosse, mas sim analisá-lo pelo que ele é. A verdade é que a trama contém uma reflexão bem interessante e de importante aplicação em nossa vida. Perceber isso me fez mudar de ideia sobre o filme ter sido uma perda de tempo.
Se recomendo a assistir?! Olha, acredito que compensa sim, mas se você for que nem eu e preferiria uma história com mais mistérios e suspense (e com menos draminhas adolescentes), talvez fique um pouco desapontado. Só que aí tenta fazer o que fiz: analise o filme pelo que ele é e não pelo que esperava que fosse, e aí você vai ver que valeu a pena gastar um pouco do seu tempo conhecendo mais dessa obra que é uma verdadeira lição de vida, onde você aprende se divertindo.

Então é isso gente, espero que tenham gostado. Fique à vontade para comentar o que quiser, mas avise se for dar spoilers, ok?! Deixe também o link do seu blog ou canal, para eu poder visitar e comentar.

Paper Kisses for you guys,

Tati.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...