sexta-feira, 16 de junho de 2017

"A Múmia" - Resenha em 2 partes (com e sem spoilers)




Primeira Parte: Resenha sem spoilers


Estava bem animada para assistir "A Múmia", mas fiquei um pouco decepcionada com o filme, esperava mais. Quero dizer, não foi de todo ruim, o começo foi muito bom. Adoro todo aquele ar de mistério, com descobertas arqueológicas fascinantes e tudo mais..........

Até mesmo as cenas de ação estavam bem divertidas no início, mas depois foram ficando bastante enjoativas (sou suspeita para falar porque não sou muito fã de cena de ação) e às vezes sentia como se estivesse assistindo a um filme de zumbi.........eu sei que há muitas semelhanças entre filmes de múmias e zumbis, mas têm coisas que se encaixam melhor em um universo e nem tanto em outro. Enfim, são incongruências que me incomodaram um pouco, mas que não foram o maior problema.

A história foi ficando cada vez mais confusa no decorrer do filme, tinha muita coisa mal explicada, incluindo o final, que foi bastante confuso e um tanto que ridículo. Além de que, tentaram forçar um romance nada convincente entre o protagonista e uma fulaninha lá, o que não teria tanto problema se o final não estivesse tão relacionado a isso. 

Concluindo, não é um filmaço e passa longe de "A Múmia" de 1999, mas dá para assistir. Só que se você for do tipo que só vai ao cine quando realmente compensa, então talvez seja melhor gastar com outra coisa.


E é isso para a primeira parte. Se você ainda não assistiu ao filme, então volte aqui depois do cine para conferir a segunda parte. E, para quem já viu, é só continuar lendo.


Segunda Parte: Considerações sobre o filme (COM SPOILERS!)


- "Poder de contaminação"




A múmia da princesa era capaz de sugar a vida (ou, melhor dizendo, a energia vital) das pessoas para que pudesse ficar cada vez mais forte, o que é totalmente compreensível e se encaixa perfeitamente em uma história de múmia. Contudo, as vítimas não morriam completamente (o que, ao meu ver, seria o mais sensato), mas eram de alguma forma contaminadas e se transformavam em algum tipo de zumbi que era controlado pela múmia da princesa.

Esse tal "poder de contaminação" não se encaixa muito bem em uma história de múmia. Se encaixa melhor no universo zumbi, uma vez que as pessoas normalmente se transformam em zumbis por causa de algum tipo de infecção........isso sim faz sentido. Porém, não tem muita lógica que uma múmia (que não contém nenhum tipo de doença infecciosa) transforme outras pessoas em algum tipo de zumbi. 


- Dr. Henry Jekyll e sua doença misteriosa




O que esse cara tem? Por que às vezes ele é possuído por alguma "força maligna"? Entendo que ele trabalha perseguindo "coisas do mal" (pelo menos foi isso que eu entendi dessa parte tão confusa) e, assim, é provável que ele tenha sido contaminado ou alguma coisa do tipo............mas, ainda sim, deveria ser melhor explicado........

Sei que se trata de um personagem famoso de outras histórias, mas eu não lembro quase nada sobre ele. E por que ele está no filme para começo de conversa? Por acaso se trata do começo de alguma sequência envolvendo super heróis ou, melhor dizendo, pessoas poderosas que às vezes são super heróis e às vezes são monstros?

E eu, inocente, achando que estava indo assistir a um filme de múmia sério, não algum tipo de baboseira de "super herói / monstro"..........


- O romance tosco entre Nick e Jenny




Eles tentaram forçar um romance verdadeiro e profundo entre o Nick e a Jenny, mas não foi nem um pouco convincente..........quero dizer, eles mal se conheciam e o Nick nem parecia se importar com ela.........mas aí de repente ele é capaz de se sacrificar por ela? De se tornar um monstro apenas para ressuscitá-la? Entenderia se ele fizesse isso por uma filha, pelos pais, ou talvez por uma esposa que amasse muito.............agora fazer isso por uma fulaninha que mal conhecia? É o típico amor que surge do nada nos filmes americanos..........haja paciência!


- Se o Nick não tivesse completado o ritual, o que aconteceria?




Se o Nick tivesse quebrado a pedra vermelha, o que teria acontecido? A múmia da princesa teria sido destruída? Vamos pensar um pouco: se a pedra tivesse sido destruída, o pacto com o deus Set seria desfeito e, assim, a princesa provavelmente seria destruída..........

Mas não tem como termos certeza disso, uma vez que o Dr. Jekyll disse, nos minutos finais do filme, que "um monstro deveria ser criado para que o outro monstro fosse destruído", o que sugere que não havia outra maneira de destruir a múmia da princesa que não a mostrada no filme.


- O que aconteceu com o Nick?




Como sabemos, o ritual foi finalizado de um jeito diferente: foi o Nick quem enfiou a adaga em si mesmo, não a princesa. Então, o que muda? Como foi ele quem fez o ritual, então o Set possuiu apenas parte de seu corpo? O Nick ainda tem algum controle sobre si mesmo? E como seus poderes funcionam? Ele só pode usar algum poder quando o Set o controla?


Enfim, muitas perguntas, poucas respostas e muita coisa confusa e sem sentido nesse filme.........é por isso que me decepcionei muito com ele. E o que você acha? Deixe seu comentário abaixo!




Bjinhos mumificados,


Tati.     


2 comentários :

  1. Oi Tati ,adorei o post ,eu estou ansiosa para assistir o filme A Múmia ,eu já assisti o Pirata do Caribe é muito legal também .bjs

    ResponderExcluir
  2. Não foi um dos melhores filmes que vi no ano passado, mas me manteve entretido a maior parte do tempo. Sofia Boutella fez um ótimo trabalho, acho que ela fez excelente. O papel que ela vai desempenhar em Fahrenheit 451 será um das suas melhores atuações Ela sempre surpreende com os seus papeis, pois se mete de cabeça nas suas atuações e contagia profundamente a todos com as suas emoções. Não há dúvida de que muitas pessoas vão se lembrar dela como um sofia boutella filmes. Adoro porque sua atuação não é forçada em absoluto. Cada um dos projetos desta atriz supera a minha expectativa. Não duvidei desde que vi o trailer em que seria um excelente filme. Eu sem dúvida verei novamente.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...