sexta-feira, 9 de junho de 2017

Teoria da Reincarnação - Star Wars




Existem muitas semelhanças entre Rey e Anakin. Os dois são ótimos mecânicos, são pilotos habilidosos, têm uma certa afinidade com dróides e são poderosos com a Força. Eles têm tanto em comum que algumas pessoas acreditam que talvez Anakin, o Escolhido da profecia, não tenha completado o seu destino e, por isso, ele reincarnou como Rey para terminar sua tarefa.........vamos analisar essa teoria e ver aonde vai:


- Anakin completou ou não o seu destino?


Muitas pessoas que defendem a teoria da reincarnação acreditam que o Anakin voltou como Rey porque não completou o seu destino, que era o de equilibrar a Força.........mas será mesmo? Vamos pensar um pouco: a Força precisa estar em equilíbrio e isso significa que não apenas o lado negro, mas também a luz precisam ser controlados e, na época dos episódios I-III, havia cerca de 10.000 Jedis (de acordo com a Wookieepedia) e apenas alguns Siths. Eu sei que muitas pessoas provavelmente irão argumentar que o George Lucas disse que os Siths devem ser destruídos para equilibrar a Força........




Primeiro, não importa o que o George Lucas acha, só é válido aquilo que é mostrado nos filmes. Segundo, é perfeitamente compreensível que os Siths desequilibram a Força muito mais que os Jedis, logo, um pequeno número de Siths desequilibram a Força muito mais do que um grupo grande de Jedis...........mas na época dos filmes I-III havia MILHARES de Jedis a mais do que Siths, então é óbvio que a luz estava desequilibrando a Força mais do que o lado negro........ 




Quando Anakin se tornou Darth Vader e ajudou a destruir a Ordem dos Jedis, ele estava cumprindo parte da sua tarefa: estava enfraquecendo a luz, que era o lado que mais estava desequilibrando a Força na época. Eu sei que o lado negro se tornou o lado dominante e que a Força continuou em desequilíbrio, mas foi um período necessário. Enfraquecer a luz foi a primeira parte do teste e a segunda parte era retirar o poder dos Siths, o que foi cumprido na Batalha de Endor, quando o Darth Vader matou o Palpatine e, consequentemente, o Império foi destruído. Logo, o Anakin cumpriu o seu destino: o lado negro foi destruído (pelo menos por algum tempo) e o lado da luz não era tão forte quanto nos episódios I, II e III.........




Sendo assim, não faz sentido que o Anakin tenha voltado como Rey para completar seu destinho, uma vez que ele já cumpriu o seu dever..........porém, faz muito mais sentido que o Escolhido esteja em algum tipo de ciclo de reincarnação para manter a Força em equilíbrio, assim como acontece no seriado Avatar.




- A teoria da reincarnação se encaixa no universo Star Wars?


Muitas pessoas argumentam que essa teoria não pode ser verdade porque reincarnação não faz parte do universo Star Wars...........mas e daí?! A teoria do Escolhido e aquela coisa toda dos midichlorians também não faziam parte desse universo, mas os filmes I-III incorporaram esses elementos na saga. Enfim, não tem problema algum que a nova trilogia traga elementos que nunca foram explorados, desde que faça sentido para a história............




Quando pensamos melhor sobre isso, vemos que a teoria da reincarnação explica muitas coisas e até corrige algumas falhas presentes na saga, como o fato do Anakin se tornar um Fantasma da Força sem qualquer tipo de treinamento. Enquanto o Obi-Wan e o Mestre Yoda se prepararam por anos para isso, o Anakin conseguiu o mesmo sem ter feito o menor esforço.




A única explicação é que ele é o Escolhido e, assim, a consciência da sua vida como Anakin (assim como a de suas outras vidas passadas) são automaticamente preservadas. Você deve estar se perguntando: mas se ele vai ser sempre um Fantasma da Força, então como que ele vai reincarnar? Bom, o fato de a consciência da sua vida passada permanecer preservada não significa que o seu espírito não possa reincarnar. Eu sei que é um pouco confuso, mas se você já assistiu o seriado Avatar, então irá entender o que estou falando: você deve se lembrar que o Aang às vezes conseguia falar com suas vidas passadas para receber conselhos e às vezes era até mesmo ajudado por eles.




Então, se essa teoria for verdade, é bem provável que a Rey poderá conversar com o Fantasma do Anakin (que obviamente não é o espírito dela, mas apenas a consciência da sua vida passada que permaneceu preservada) e talvez até com outros de suas vidas passadas. Ela provavelmente irá receber conselhos deles e talvez até mesmo ser ajudada por eles, assim como o Aang...........


Clique AQUI para assistir a cena


A teoria também explica o porquê da Rey conseguir usar o seu poder de uma maneira surpreendente, mesmo sem nenhum tipo de treinamento. No começo do seriado Avatar, o Aang ainda não era um lutador muito bom, mas, quando estava em seu "estado Avatar", conseguia fazer coisas que ele não conseguia fazer em seu estado normal.    


Clique AQUI para assistir a cena


E, depois que o Aang morreu, ele conseguia conversar com a Korra, a Avatar subsequente...........


Clique AQUI para assistir a cena


E, assim como os Avatares anteriores, a Korra fazia coisas incríveis quando estava no "estado Avatar".


Clique AQUI para assistir a cena


- A teoria da reincarnação e a inexplicável habilidade de Rey


O "estado Avatar" de alguma forma parece com o que aconteceu com a Rey durante a sua luta com o Kylo Ren: ela estava perdendo, mas quando fechou os olhos e se conectou com a Força, conseguiu derrotá-lo facilmente.........e, convenhamos, é difícil de acreditar que qualquer um seria capaz de fazer isso. Afinal, não interessa o quão conectado com a Força você esteja, você provavelmente não vai conseguir derrotar seu adversário altamente treinado em uma luta se você nunca teve nenhum tipo de treinamento para isso. Logo, a única explicação é que ela devia estar conectada com algum tipo de poder inerente ao Escolhido (talvez o Anakin e outras de suas vidas passadas estivessem a ajudando).




Essa teoria também explica aquela coisa toda de "concepção por midichlorians". Não parecia fazer muito sentido que o Anakin tivesse sido concebido por midichlorians, mas agora isso se encaixa perfeitamente na teoria: o espírito do Escolhido foi invocado pela Força para equilibrá-la e, como já explicamos, o Anakin cumpriu a sua missão. Contudo, a Primeira Ordem começou a surgir e, mesmo que ainda não estivesse tão poderosa na época, já era uma grande ameaça ao equilíbrio da Força (ou talvez esta já estivesse desequilibrada), é por isso que o espírito do Escolhido foi invocado novamente, reincarnando como Rey. 




Sim, se a teoria for verdade, então a Rey foi concebida do mesmo jeito que o Anakin, pelos midichlorians. Eu sei que a maioria do fãs odiariam ouvir esse termo de novo, então a Disney provavelmente iria se referir a isso de um maneira diferente, talvez algo do tipo "a Rey foi invocada pela Força para equilibrá-la". Na verdade, talvez isso explique até mesmo o fato da Rey ter sido abandonada: a mãe dela provavelmente ficou com medo de ficar com uma criança que surgiu do nada e a entregou para outras pessoas.




Então, pode ser que quem quer que a Rey considere como família não sejam seus parentes biológicos. Eles provavelmente sequer se importavam com ela e é possível que eles a venderam para o Unkar Plutt para ter dinheiro suficiente para ir embora de Jakku. Eles deixaram a Rey para trás e provavelmente mentiram para ela, dizendo que iriam voltar, é por isso que ela ainda tinha esperança de que eles voltariam.........




- Se a teoria for verdade, então por que as pessoas não sabiam disso?


Você deve estar se perguntando: se o Escolhido está em algum tipo de ciclo de reincarnação, então por que as pessoas não sabiam disso, assim como no seriado Avatar? Bom, o ciclo de reincarnação do Avatar acontece em um único mundo, não em uma galáxia inteira. Então, é difícil de descobrir que vez ou outra tem alguém que nasce da Força em algum lugar da galáxia.




Além de que, no seriado Avatar, o ciclo de reincarnação é ininterrupto: quando o Avatar morre, o espírito reincarna logo depois. Já em Star Wars (se a teoria for verdade), a reincarnação apenas acontece quando a Força está desequilibrada ou quando potencialmente estará. Então, a frequência de reincarnação é bem menor do que no seriado Avatar, o que faz com que seja ainda mais difícil para as pessoas do universo Star Wars descobrirem sobre esse ciclo.  




Então é isso gente, eu sei que a maioria de vocês não quer ver essa coisa toda de reincarnação na saga Star Wars, mas a verdade é que pode ser algo bem legal se for feito com cuidado, sem aquela bobagem de " 'Você é meu pai?' 'Não, você é que é meu pai' "...........




É, realmente não queremos esse diálogo ridículo..........enfim, o seriado Avatar conseguiu explorar a reincarnação de uma maneira brilhante e eu tenho certeza que a Disney conseguiria fazer o mesmo. Além de que, é uma das poucas teorias que realmente fazem sentido e que até corrigem algumas falhas presentes na antiga e na nova trilogia!




Bjinhos estrelares,


Tati.
   

Um comentário :

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...