sábado, 27 de agosto de 2016

Polêmica envolvendo o projeto do Leo - MasterChef Brasil 2016



Vocês acompanharam a polêmica envolvendo o projeto do Leo?! Alguns dias depois que a final foi ao ar, o mais novo MasterChef divulgou o seu projeto de começar uma hamburgueria (a "Zebeléo") e eu até cheguei a assistir ao vídeo que ele havia postado no instagram, mas não entendi muito bem o que era, achei que era apenas uma pré-divulgação do seu novo negócio, então nem me importei de ler a descrição para saber direitinho sobre o que se tratava..............ai se arrependimento matasse........

Quando fui visitar o insta dele novamente, vi que o vídeo havia sido retirado e que havia um novo post sobre o assunto, e aí sim a anta aqui decidiu ler..........na verdade a divulgação que ele havia feito não era apenas uma mera "propaganda" de seu futuro negócio, ele estava fazendo uma campanha de Crowdfunding (financiamento coletivo) para o seu empreendimento. 

E como funciona o Crowdfunding?! É algum tipo de doação ou "vaquinha"?! Segundo a explicação dada pelo Leo em seu instagram (e imagino que em suas outras redes sociais também),
 

" O financiamento coletivo é uma forma de empreender de maneira colaborativa. Ao invés de arrecadar investimentos da forma tradicional como o financiamento bancário, as pessoas ajudam a viabilizar projetos pelos quais se encantaram em troca de experiências, produtos ou serviços adquiridos antecipadamente. Ponto importante: financiamento coletivo não é e nunca será sinônimo de “vaquinha” ou doações. "


Pois é, não chega a ser doação, mas também não está muito longe de ser isso, né?! Afinal, convenhamos, ninguém vai ajudar a financiar um projeto desses por causa dos "pequenos favores" que irá receber. Quem quiser ajudar, vai ajudar por empatia e apoio ao Leo............aliás, IRIA ajudar né........depois de receber várias críticas negativas por causa da campanha, o novo MasterChef, juntamente com seus sócios Bel Pesce e Zé Soares, anunciaram a desistência da campanha. 

O que eu acho disso tudo?! Bom, não vejo problema de o Leo usar a fama que conseguiu no programa para tentar alcançar o seu sonho, afinal, todos os demais participantes também vão aproveitar essa "fama temporária" para conseguirem algum benefício próprio.........nós sabemos muito bem que ninguém foi para o MasterChef só por causa dos prêmios (até porque a maioria deles não são exatamente "transformadores de vida"), mas sim para tentar fazer nome e "abrir portas" para um futuro na culinária. 

Eu sei que usar um financiamento coletivo para bancar um empreendimento particular soa um tanto que estranho, afinal, não é tão honroso quanto fazer uma campanha para bancar um programa para fins sociais ou culturais..........lembro inclusive de ler um comentário de alguém criticando justamente isso, dizendo que "o crowdfunding não deveria ser usado para bancar uma hamburgueria"................MAS não é verdade, se você for pesquisar sobre o assunto (nem precisa estudar tanto, basta dar uma rápida lidinha rápida na Wikipedia), vai ver que existem vários tipos de financiamento coletivo, desde os voltados para projetos sociais, até os que pretendem financiar aberturas de empresas, investimento imobiliário, etc. 

Como se trata de uma prática nova no Brasil (apareceu em 2011 no nosso país, segundo o blog Kickante), é normal haver um estranhamento, mas, se formos dar uma estudada, veremos que é um mecanismo perfeitamente legal e já bastante usado em muitos lugares do mundo.

E aí você me fala: "Mas Tati, o Leo ganhou 150 mil reais no MasterChef e ele e os seus sócios parecerem ter uma boa condição financeira, porque simplesmente não financiam tudo com o próprio dinheiro?!". Primeiro que 150 mil reais não é NADA em termos de empreendimento, principalmente para um projeto desses, de abrir uma hamburgueria em São Paulo. Segundo que, por mais que alguém seja "bem de situação" (tirando algumas raras exceções), o próprio dinheiro nunca é suficiente para bancar um negócio desse porte e acaba sendo necessário buscar financiamentos.  

"Mas Tati, ele tinha que lançar essa campanha justo agora, logo depois de ganhar o MasterChef?! Não fica chato lançar um projeto desses em tão pouco tempo?!". Sim, nisso nós concordamos. Por mais que o Crowdfunding seja um mecanismo que possa ser utilizado, o momento usado para fazer essa campanha não foi nem um pouco apropriado. Afinal, ficou bem claro que o Leo quis usar o auge da sua fama para poder arrecadar o máximo de dinheiro possível e, por mais que a gente compreenda que ele está apenas tentando fazer o seu sonho se tornar realidade, acaba não pegando bem mesmo. Ele deveria ter esperado a "poeira baixar um pouco" (aguardado pelo menos um mês) para lançar essa campanha, porque aí talvez não teria pegado tão mal..........

Mas, enfim, que nem eu falei da Raquel no post em que a critiquei (clique AQUI para ler), não vamos ficar crucificando o Leozinho né, todos nós cometemos erros e ele já viu que errou e voltou atrás......



Bjinhos culinários e polêmicos,


Tati. 
         

3 comentários :

  1. Nao acompanho o programa, mas é sempre interessante estar por dendro dessas polemicas.
    beijos!
    www.garotadelicada.com.br

    ResponderExcluir
  2. Bom eu não achei nada de mais. Já vi ex participante de BBB pedindo até festas extras aos fãs :/ beijos♥
    blogcoisasdamaandy.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Fiquei sabendo!!!
    Está dando erro para seguir blogs, portanto não posso te seguir
    http://meuestiloe.blogspot.com.br/
    Fan Page: https://www.facebook.com/Blog-Meu-estilo-%C3%A9-218336134917551/?ref=settings

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...